Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

As notícias internacionais mais importantes da semana de 1 de agosto

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 15h05 - Publicado em 5 ago 2016, 19h12

Veja cinco destaques do noticiário internacional para quem vai prestar vestibular:

EUA anunciam testes de nova vacina contra vírus Zika em seres humanos

vacina

Uma nova vacina contra o vírus Zika começou a fase de testes clínicos em seres humanos. O anúncio foi feito nesta quarta (3) pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID – sigla em inglês), dos Estados Unidos. A vacina utiliza a técnica de DNA, considerada uma tendência para o futuro da imunização por vacinas: o paciente receberá uma amostra do DNA que contém proteína do vírus Zika e a expectativa é que o organismo do indivíduo reaja ao vírus e crie uma resposta imune. A vacina é a segunda testada em humanos. Na fase inicial, serão 80 voluntários com idade entre 18 e 35 anos, moradores das cidades de Maryland, Bethesda, Baltimore e Atlanta.

Continua após a publicidade

>> Leia mais sobre vacinas aqui.

Venezuela vai iniciar referendo que pode revogar mandato de Nicolás Maduro

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela declarou a validade do recolhimento de assinaturas, correspondentes a 1% do padrão eleitoral, para convocar um referendo de revogação do mandato do presidente Nicolás Maduro.  Foram apresentadas mais de 1,9 milhão de assinaturas, que foram verificadas pelo CNE com os dados biométricos de cada eleitor inscrito.

Continua após a publicidade

A Venezuela passa por uma séria crise política e econômica, que inclui problemas de abastecimento para a população local, especialmente a camada mais pobre. Os venezuelanos reclamam da falta de itens de necessidade básica, como alimentos e remédios, além de produtos de uso diário, como papel higiênico.

Desemprego na União Europeia cai e atinge nível mais baixo desde 2009

A taxa de desemprego entre os 28 países da União Europeia (UE) atingiu os 8,6%, nível mais baixo desde a primavera de 2009, segundo o Eurostat, escritório de estatística da UE. Entre os jovens com menos de 25 anos, a taxa de desemprego é de 18,6%, representando mais de 4 milhões de desempregados. O nível de desemprego total, que é medido entre pessoas de todas as idades, teve índice mais baixo registrado na República Checa (4%) e mais alto na Grécia (24%), seguida por Espanha, Croácia e Chipre. O Eurostat estima que mais de 21 milhões de pessoas estavam desempregadas em maio de 2016 na União Europeia. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, houve redução de mais de 2 milhões de desempregados.

Continua após a publicidade

De acordo com a sondagem do Eurobarômetro, estudo requisitado pelo Parlamento Europeu, três entre quatro europeus pedem mais intervenção da União Europeia na luta contra a falta de postos de trabalho. A luta contra o desemprego vem em segundo lugar na lista de prioridades dos europeus, logo após o terrorismo.

No Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego ficou em 11,3% no trimestre encerrado em junho deste ano. A taxa é superior aos 10,9% observados em março deste ano e aos 8,3% do trimestre encerrado em junho de 2015.

Em 2016, número de mortes de imigrantes já ultrapassa 4 mil em todo o mundo

imigrantes

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) informou nesta terça (2) que 4.027 imigrantes ou refugiados já morreram em 2016 ao tentar nova vida em outro país. O número é 26% maior do que o registrado no mesmo período no ano passado. De acordo com a entidade, 3.120 mortes ou desaparecimentos ocorreram apenas no Mar Mediterrâneo, um aumento de 60% na comparação com os primeiros sete meses de 2015. O relatório da OIM inclui ainda as mortes ocorridas durante as travessias por terra na Europa (26 vítimas), no Norte da África (342) e no Oriente Médio (81), além de mortes em outras partes do mundo.

Nasa vai explorar asteroide que pode atingir a Terra em 2135

A Nasa, a agência especial dos Estados Unidos, vai enviar uma nave espacial para coletar uma amostra do asteroide Bennu. Descoberto em 1999, ele tem aproximadamente 500 metros de diâmetro e, a cada seis anos, sua órbita coincide com a da Terra. “A aproximação [do asteroide com a Terra] no ano 2135 ajustará a órbita de Bennu, potencialmente colocando-o em curso de colisão com o planeta naquele século”, diz Dante Lauretta, professor de Ciência Planetária na Universidade de Arizona.

Por enquanto, não há nenhuma razão de pânico: o asteroide tem apenas uma chance em 2.700 de colidir com a Terra entre 2175 e 2196. O objetivo da Nasa é buscar material orgânico no Bennu, o que poderia ajudar a humanidade a compreender melhor suas próprias origens. “Acreditamos Bennu é uma cápsula do tempo desde os primórdios de nosso sistema solar”, disse Lauretta ao canal ABC News. “Assim, a amostra pode potencialmente conter respostas para uma das perguntas fundamentais que os seres humanos fazem: “de onde viemos, qual a nossa origem?”.

 

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

 

Publicidade
As notícias internacionais mais importantes da semana de 1 de agosto
As notícias internacionais mais importantes da semana de 1 de agosto
Veja cinco destaques do noticiário internacional para quem vai prestar vestibular: EUA anunciam testes de nova vacina contra vírus Zika em seres humanos Uma nova vacina contra o vírus Zika começou a fase de testes clínicos em seres humanos. O anúncio foi feito nesta quarta (3) pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID – […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.