logo-ge

As notícias internacionais mais importantes da semana de 12 de setembro

Antes de cessar-fogo de uma semana, Assad promete reconquistar “toda a Síria”

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, declarou que o governo de Damasco irá retomar todo o território das mãos dos “terroristas”, como define grupos rebeldes que incluem até os jihadistas do Estado Islâmico.

A declaração foi feita horas antes do início do cessar-fogo acordado entre Rússia e Estados Unidos, que teve início no anoitecer de segunda-feira (12). As Forças Armadas da Síria manterão suspensas suas atividades militares até as 23h59 (horário local) de domingo (18). Leia mais

Chanceleres do Mercosul decidem que Venezuela não assumirá presidência rotativa do bloco

Venezuelans Loyal To Former President Hugo Chavez Prepare To Mark One Year Anniversary Of His Death
Foto: Getty Images

Os chanceleres do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai decidiram na terça-feira (13) que a Venezuela não assumirá a presidência rotativa do Mercosul, como estava previsto no cronograma do bloco. Segundo o Itamaraty, os ministros decidiram mudar a regra do bloco porque a Venezuela descumpriu compromissos assumidos no Protocolo de Adesão ao Mercosul, assinado em Caracas em 2006.

A ministra de Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse que o governo venezuelano manterá sua luta em defesa do tratado constitutivo do Mercosul, que prevê a troca da presidência pro temporea cada seis meses e por ordem alfabética. Ela considera que o país está no exercício pleno do comando do Mercosul desde o fim de julho e rechaça a declaração conjunta divulgada ontem pelos parceiros do bloco, que, segundo ela, “enfraquece a legalidade” da organização. Leia mais 1. Leia mais 2.

União Europeia prepara força-tarefa para gerenciar transição de saída do Reino Unido

A Comissão Europeia criou uma força-tarefa na quarta-feira (14) para a preparação e o desenvolvimento das negociações com o Reino Unido para a saída do país do bloco.

Ao lado do chefe das negociações da comissão, o francês Michel Barnier, a alemã Sabine Weyand será a responsável por ajudar na transição. A primeira reunião do grupo foi agendada para o dia 1º de outubro. Leia mais

BRISTOL, ENGLAND - SEPTEMBER 03:  A pro-EU demonstrator listens to speakers during a pro-Europe march on September 3, 2016 in Bristol, England. A series of marches are taking place today in various cities by supporters of the UK remaining in the European Union ahead of a parliamentary debate about Brexit on Monday.  (Photo by Matt Cardy/Getty Images)
Imagem: Getty Images

Relatório do governo aponta crescimento dos níveis de ameaça terrorista na Alemanha

O nível de ameaça terrorista está aumentando na Alemanha, comunicou o jornal Bild, citando um relatório secreto do governo sobre a segurança interna. Recentemente foi anunciada a detenção de três homens sírios que, segundo o ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maiziere, pertenciam a uma “célula adormecida” do grupo terrorista Estado Islâmico na Alemanha.

Além das detenções, foram confiscados celulares, computadores e documentos. Segundo o jornal Die Welt, um grupo dos serviços secretos vigiou os sírios durante vários meses, acompanhando as suas conversas telefônicas. Os objetivos concretos dos terroristas ainda não foram estabelecidos. Leia mais

Hillary Clinton enfrenta crescimento de Donald Trump nas pesquisas em estados-chave

Segundo pesquisa nacional da rede de televisão CBS em parceria com o jornal The New York Times, a vitória de Hillary Clinton é de 46% contra 44% de Donald Trump, uma diferença de apenas dois pontos percentuais, muito pouco para dar tranquilidade à candidata democrata.

Em Ohio, um estado que é considerado um termômetro da tendência do eleitor norte-americano, os números são ainda mais preocupantes para o Partido Democrata: Trump está ganhando com 45% contra 37% de Hillary Clinton na preferência do eleitor, de acordo com pesquisa da Universidade de Monmouth. Leia mais

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s