Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

As notícias internacionais mais importantes da semana de 18 de setembro

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 15h03 - Publicado em 23 set 2016, 19h53

Veja os destaques do noticiário internacional para quem vai prestar vestibular. Todas as notícias são da Agência Brasil:

Barco com imigrantes naufraga no Mediterrâneo

imigrantes-mar

Subiu para 162 o número de corpos resgatados por autoridades egípcias no norte do país após um naufrágio ocorrido na última quarta-feira (21) no Mar Mediterrâneo. O acidente, no entanto, pode ter proporções ainda maiores, pois o governo trabalha com a hipótese de que havia 400 pessoas no barco na hora do naufrágio. As informações são da Agência Ansa. Até o momento, quatro pessoas foram presas, acusadas de tráfico de seres humanos e homicídio culposo (quando não há intenção de matar).

No dia da tragédia, ocorrida no litoral de Rosetta, no norte do país, 165 pessoas foram salvas por socorristas egípcios. Rosetta, situada na foz do rio Nilo, abriga um dos principais portos do Mediterrâneo, mar que está no centro da maior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial. O barco estava a caminho da Itália. Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), neste ano, 298 mil pessoas já atravessaram os mares Mediterrâneo e Egeu rumo à Europa, e 3,2 mil morreram tentando fazer a travessia.

Continua após a publicidade

 

Bombas explodem em Nova York e Nova Jersey; homem de origem afegã é preso

No sábado (17), ocorreram três atentados em Nova York e Nova Jersey, nos Estados Unidos. As investigações realizadas até agora pela polícia indicam que todas as bombas foram fabricadas para ser acionadas a distância. Elas foram montadas com uma panela de pressão e com fiação e lâmpadas normalmente usadas em árvores de Natal.

O afegão naturalizado norte-americano Ahmad Khan Rahami foi formalmente acusado pelos atentados. O FBI está investigando a possibilidade de existência de uma rede de terror na cidade de Nova York e no estado de Nova Jersey, que teria dado assistência para que Rahami operasse nessas localidades.

Continua após a publicidade

 

Comboio da ONU é atacado na Síria e organização suspende ajuda humanitária

A Organização das Nações Unidas (ONU) suspendeu o envio de ajuda humanitária à Síria após um comboio ter sido atingido por um bombardeio aéreo na segunda (19), que deixou ao menos 20 mortos na região de Aleppo. De acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, os bombardeios destruíram ao menos 18 dos 31 caminhões que levavam alimentos e outros produtos de primeira necessidade para a região de Aleppo, onde cerca de 78 mil receberiam a ajuda humanitária. Por estar passando por uma área rural sob domínio de rebeldes, analistas do observatório sírio acreditam que os ataques tenham sido realizados por aliados do governo de Bashar al-Assad.

Nas últimas semanas, as ofensivas contra os inimigos de Damasco ampliaram o cerco a Aleppo, especialmente com a ajuda de bombardeios de caças russos, afetando, além de rebeldes, muito civis. A população sofre com a falta de água, eletricidade, alimentos e remédios.

Continua após a publicidade

A Síria vive uma guerra civil desde 2011, quando opositores ao regime de Assad iniciaram uma rebelião armada para tirar o ditador do poder, inspirados na Primavera Árabe. Sem sucesso, o conflito continua até hoje e o grupo extremista Estado Islâmico domina grandes porções de terra do Norte do país.

 

Policial mata homem negro nos EUA e gera nova onda de protestos

hands-up

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

O governador da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, declarou estado de emergência na cidade de Charlotte em meio a tensões entre policiais e manifestantes que protestavam contra a morte de um homem negro por um policial na terça (20). Um homem foi baleado durante os protestos e vários manifestantes foram feridos.

Charlotte é a maior cidade da Carolina do Norte, com 810 mil habitantes, dos quais 35% são negros. Nos últimos anos, os EUA vêm enfrentando uma crescente tensão racial por conta das recorrentes mortes de afro-americanos em operações policiais. Os protestos usam a frase “black lives matter” (vidas negras têm valor).

Os protestos em Charlotte vêm sendo incentivados por mensagens divulgadas em redes sociais que contestam os motivos apresentados pela polícia pela morte de Keith Lamont Scott, de 43 anos. Segundo a versão da polícia, Keith Scott foi atingido a tiros porque estava armado e não obedeceu à ordem de colocar a arma no chão e levantar os braços. Pela versão de parentes da vítima, Scott estava esperando a chegada do filho em um ônibus escolar e tinha um livro, e não uma arma, nas mãos.

 

Farc planejam se tornar partido político com objetivos, estratégias e estrutura física

Os líderes e membros das Farc encerram nesta sexta (23) sua 10ª conferência nacional, na qual devem aprovar texto de acordo de paz com o governo colombiano negociado desde 2012. Além disso, as Farc elaboram as diretrizes para fazer com que o grupo se torne um partido político, com objetivos, estratégias e estrutura física. Cogita-se a possibilidade de que as Farc passem a se chamar Movimento Bolivariano por uma Nova Colômbia.

 

Publicidade
As notícias internacionais mais importantes da semana de 18 de setembro
As notícias internacionais mais importantes da semana de 18 de setembro
Veja os destaques do noticiário internacional para quem vai prestar vestibular. Todas as notícias são da Agência Brasil: Barco com imigrantes naufraga no Mediterrâneo Subiu para 162 o número de corpos resgatados por autoridades egípcias no norte do país após um naufrágio ocorrido na última quarta-feira (21) no Mar Mediterrâneo. O acidente, no entanto, pode ter proporções ainda […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.