Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

As notícias internacionais mais importantes da semana de 24/7

Veja os destaques do noticiário para quem vai prestar vestibular. Todas as informações são da Agência Brasil

Por redação
28 jul 2017, 16h27

Trump proibirá o ingresso de transexuais nas Forças Armadas dos EUA

(David Greedy/Getty Images)

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou sua decisão de proibir que pessoas transgênero “sirvam em qualquer área” das Forças Armadas americanas após ter consultado, segundo ele mesmo garantiu, seus “generais e especialistas militares”. “As nossas Forças Armadas devem se concentrar em vitórias decisivas e extraordinárias, e não podem se preocupar com os tremendos custos e interrupções médicas que seriam causados por transgêneros entre os militares”, argumentou o presidente em um anúncio no Twitter. No entanto, o chefe do Estado Maior Conjunto dos Estados Unidos, o general Joseph Dunford, assegurou que o Pentágono não aplicará, até segunda ordem, a decisão de proibir o alistamento de transexuais nas Forças Armadas do país, que foi anunciada na quarta (26). Leia mais.

Pouco depois do anúncio feito pelo presidente dos Estados Unidos, os militares canadenses responderam abrindo suas portas para “todas as orientações sexuais”. “Damos as boas-vindas aos canadenses de todas as orientações sexuais e identidades de gênero. Junte-se a nós!”, declarou a conta oficial da Forças Armadas canadense no Twitter. O texto estava acompanhado de uma foto da Banda da Marinha Real Canadense desfilando em uma das comemorações do Dia do Orgulho Gay, em Toronto, o maior de seu gênero realizado no continente americano.

Última opção de Trump para derrubar Obamacare fracassa no Senado dos EUA

A última alternativa da liderança republicana do Senado dos Estados Unidos para tentar cumprir a promessa do presidente Donald Trump de derrubar o Obamacare, a reforma de saúde de Barack Obama, fracassou de novo pelo voto de rejeição de três senadores conservadores, entre eles John McCain. McCain, diagnosticado recentemente com um câncer cerebral, se uniu a novas duas senadoras republicanas e a todos os democratas para derrubar a proposta, que recebeu 51 votos contra e 49 a favor. O senador se uniu a novas duas senadoras republicanas, Susan Collins e Lisa Murkowski, e a todos os democratas para derrubar a proposta, apelidada de skinny bill ou lei magra.

A derrubada e substituição do Obamacare, a reforma de saúde promulgada pelo então presidente Barack Obama em 2010, foi um objetivo impossível de se alcançar para os republicanos e se converteu em uma das promessas principais da campanha eleitoral de Trump.

Reino Unido proibirá novos veículos a gasolina e diesel a partir de 2040

O governo do Reino Unido anunciou que, a partir do ano de 2040, será proibida a produção de novos veículos e caminhonetes movidos a diesel e gasolina, com a intenção de combater a poluição. “Não podemos continuar com os carros a diesel e gasolina, não só pelos problemas de saúde que eles causam, mas também porque as emissões [de poluentes] significariam uma aceleração da mudança climática. Causaríamos dano ao nosso planeta e às próximas gerações”, disse o ministro de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais, Michael Gove, a uma emissora de rádio da rede BBC.

Assim como a França, que anunciou planos similares, a proibição dos veículos a gasolina e diesel acontece, segundo Gove, em um momento no qual “os sinais de mudança para veículos elétricos estão cada vez maiores”. O ministro explicou que os recursos destinados às autoridades locais servirão para “elaborar planos adequados para fazer frente a alguns dos desafios particulares que enfrentam”.

Continua após a publicidade

Farc anunciam que serão partido político a partir de 1º de setembro

(Carlos Villalon/Getty Images)

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram que se transformarão em partido político a partir do próximo dia 1º de setembro, segundo uma determinação tomada pelo Plenário do Estado Maior do grupo, reunido em Bogotá.”Em 1º de setembro estaremos lançando publicamente o novo movimento politico”, disse o guerrilheiro de codinome Carlos Antonio Lozada, membro do Estado Maior das Farc, em uma coletiva de imprensa.

No plenário realizado, o ex-grupo guerrilheiro procurou traçar os alinhamentos para formar o seu partido politico e definir os candidatos que disputarão futuras eleições. Até a primeira quinzena de julho, o governo colombiano beneficiou 7.696 ex-guerrilheiros das Farc com anistias e indultos como parte do acordo de paz.

ONU destaca progresso nas ações contra a hepatite em todo o mundo

Relatório lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para marcar o Dia Mundial da Hepatite, em 28 de julho, aponta que estão ganhando força em todo o planeta as ações adotadas pelos governos para erradicar a doença. A agência da ONU afirmou que 28 países registram aproximadamente 70% dos casos de hepatite no mundo e o Brasil está entre essas nações.

Segundo dados da OMS, 325 milhões de pessoas sofriam de hepatite em todo o mundo, em 2015. O número de mortes globais causadas pela doença chegou a 1,3 milhão no mesmo ano. A OMS afirma contudo que, no caso da hepatite C, 95% das pessoas infectadas podem ser curadas totalmente, através de tratamentos, num prazo de dois a três meses. Leia mais.

Cuba se recusa a participar de mediação internacional sobre crise na Venezuela

Cuba negou “categoricamente” a intenção de participar em uma eventual mediação internacional para buscar uma saída política à crise da Venezuela e exigiu o “absoluto respeito” à soberania e autodeterminação desse país. “Quem tenta no exterior dar lições de democracia e direitos humanos enquanto encoraja a violência golpista e o terrorismo deve tirar suas mãos dessa nação”, disse Machado Ventura, que é segundo secretário do Partido Comunista de Cuba e também um dos vice-presidentes cubanos. Braço direito de Raúl Castro apontou que “só compete ao povo e ao governo bolivariano superar as suas dificuldades sem intromissão estrangeira em seus assuntos internos”.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

A Venezuela enfrenta uma grave crise política e humanitária. Chegou a 108 o total de mortos em locais de manifestações que, desde o último mês de abril, se espalham pelo país caribenho e que deixaram mais de mil detidos. No próximo domingo (30) os venezuelanos estão convocados às urnas para escolher os mais de 500 membros de uma Assembleia Nacional Constituinte que redigirão uma nova Constituição.

 

 

 

 

Publicidade
As notícias internacionais mais importantes da semana de 24/7
Atualidades, Estudo
As notícias internacionais mais importantes da semana de 24/7
Veja os destaques do noticiário para quem vai prestar vestibular. Todas as informações são da Agência Brasil

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.