logo-ge

Como os vereadores são eleitos?

banner_politize

As eleições municipais de 2016 acontecem no mês de outubro. É nesta votação que são definidos os prefeitos e também os vereadores dos mais de 5 mil municípios brasileiros. Existem cerca de 57 mil cargos de vereador no Brasil, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. Se houvesse um município cujos habitantes fossem apenas os vereadores brasileiros, ele seria mais populoso que 90% dos municípios do país.

Mas afinal, como essa gente toda é escolhida? O sistema que elege vereadores (e também deputados estaduais e federais) é complexo. Confira a seguir uma explicação detalhada do sistema proporcional de lista aberta.

COMO FUNCIONA O SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO?

O sistema de votação brasileiro é misto. Uma parte dos nossos representantes é eleita em um sistema de maioria simples, em dois turnos. É o caso de presidentes, governadores e prefeitos. Os senadores também são votados em maioria simples, mas apenas em um turno. Essa é a parte menos complicada desse sistema e onde há menos discussão sobre mudanças. Ganham os que têm mais votos, ponto final.

Agora complica um pouco… A outra parte do nosso sistema é proporcional em lista aberta. É desse jeito que são eleitos os vereadores, além dos deputados federais e estaduais. Nesse sistema, é preciso primeiro saber quais foram os partidos mais votados, para então saber quem foram os candidatos eleitos. Para distribuir os cargos entre os partidos, é usado um cálculo que pouca gente sabe como funciona: o chamado quociente eleitoral.

Felizmente, você tem o Politize para ajudar você! Entenda melhor:

info

 

você-sabia

Deu para entender melhor? Nestas eleições municipais de 2016, tenha consciência, conheça os candidatos e como eles são eleitos.

 

*Post publicado originalmente pelo site Politize!.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s