Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Confira as notícias mais importantes da semana de 13 de julho

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 15h20 - Publicado em 17 jul 2015, 21h26

Veja um resumo das notícias mais importantes da semana para os vestibulares e o Enem:

mercosul
Foto oficial dos chefes de Estado de países-membros do Mercosul e associados, reunidos na Cúpula de Brasília (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

REUNIÃO DO MERCOSUL

Os presidentes do Brasil, da Argentina, do Paraguai, do Uruguai e da Venezuela estão reunidos nesta sexta (17) na 48º Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, em Brasília, para discutir, entre outros temas, a negociação de um acordo comercial com a União Europeia e a renovação do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). Também participam da reunião os presidentes da Guiana e da Bolívia, país que está em processo de incorporação ao bloco. Dentre as novidades, os países membros assinaram um acordo para incluir o Suriname e a Guiana como associados ao bloco e o Paraguai assumiu a presidência do Mercosul pelos próximos seis meses.

Briga por territórios

Ainda na reunião do Mercosul, os presidentes da Guiana e Venezuela discordaram sobre o entendimento de cada um em relação aos conflitos territoriais entre os dois países. O presidente da República Cooperativa da Guiana, David Granger, fez um apelo para que o Mercosul se manifeste em apoio à integridade do território guianense. Para Nicolás Maduro, da Venezuela, Granger é um “grande provocador” e não reconhece a ajuda que vem recebendo nos últimos anos. A disputa quanto à posse das fronteiras marítimas entre Guiana e Venezuela é antiga. Em 1899, um acordo decidiu que uma parte do território pertenceria à Grã-Bretanha, que antes controlava a então Guiana Inglesa. A Venezuela, no entanto, sempre considerou a região “em disputa”. Durante sua declaração, o presidente da Guiana disse que em outubro de 2013 “nosso vizinho adentrou nossas fronteiras e expulsou” uma das embarcações do país. Naquele período, uma companhia de petróleo dos Estados Unidos realizava estudos sísmicos, baseados em estimativas de que o local disponha de bilhões de barris de petróleo. A Venezuela se baseia no Acordo de Genebra, de 1966 – logo após após a independência da Guiana –, segundo o qual a região ainda está “por negociar”. LEIA MAIS.

Irã assina acordo nuclear

O Irã assinou um acordo sobre o seu programa nuclear nesta terça-feira (14) em Viena, após 21 meses de negociações. Os principais pontos incluem limitar o enriquecimento de urânio e a produção de plutônio, reforçar as inspeções e manter o embargo de armas, entre outros. Os iranianos saíram às ruas em Teerã para celebrar. LEIA MAIS.

Cerca de 15 mil civis morreram no Iraque na guerra contra o Estado Islâmico

Cerca de 15 mil civis foram mortos e cerca de 30 mil ficaram feridos no Iraque desde o início da guerra contra os jihadistas do grupo Estado Islâmico em 2014, indica relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta segunda (13). Segundo a ONU, os números devem ser ainda maiores, uma vez que o balanço, até abril, inclui apenas os dados a que a organização teve acesso. LEIA MAIS.

Eurogrupo autoriza empréstimo emergencial de 7 bilhões de euros à Grécia

O Eurogrupo deu nesta quinta (16) o aval político para o início das negociações de um terceiro resgate a Atenas, na mesma reunião por teleconferência em que concordou com um empréstimo emergencial de sete bilhões de euros. Em comunicado, o grupo formado pelos ministros das Finanças da zona euro saudou a aprovação pelo Parlamento grego, na quarta-feira (15) à noite, de medidas de austeridade – a primeira das condições que foi imposta à Grécia, na cúpula de crise no fim de semana passado, para que o país possa receber novo pacote de ajuda financeira. O Eurogrupo também decidiu “conceder, em princípio, um empréstimo de três anos” a Atenas no âmbito do Mecanismo Europeu de Estabilidade, que deverá oscilar entre 82 e 86 bilhões de euros. LEIA MAIS.

 

Publicidade
Confira as notícias mais importantes da semana de 13 de julho
Confira as notícias mais importantes da semana de 13 de julho
Veja um resumo das notícias mais importantes da semana para os vestibulares e o Enem: Foto oficial dos chefes de Estado de países-membros do Mercosul e associados, reunidos na Cúpula de Brasília (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil) REUNIÃO DO MERCOSUL Os presidentes do Brasil, da Argentina, do Paraguai, do Uruguai e da Venezuela estão reunidos nesta sexta (17) na 48º […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.