Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Confira as notícias mais importantes da semana de 6 de abril

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h35 - Publicado em 10 abr 2015, 17h51

A semana do dia 6 de abril foi bem agitada pelo mundo! Você conseguiu acompanhar tudo? Separamos as notícias mais relevantes para você ficar por dentro das atualidades que podem cair no vestibular e Enem! Confira abaixo 20 destaques do noticiário brasileiro e internacional:

ThinkstockPhotos-76807377

Câmara dos Deputados aprova texto de projeto de lei que regulamenta terceirização no Brasil

O Projeto de Lei número 4.330/2004, conhecido como Projeto de Terceirização, teve o texto principal aprovado na última terça-feira (8) na Câmara dos Deputados. Especialistas ouvidos pela Agência Brasil se dividiram quanto às opiniões sobre o projeto. A presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat Rio), Beatriz Seraphim avalia que a ideia só favorecerá aos empregadores. Segundo ela, o projeto visa a permitir que as empresas terceirizem serviços em suas atividades-fim, o que poderá prejudicar o trabalhador. “Vai trazer um prejuízo enorme para o trabalhador brasileiro.” Leia mais.  Durante essa semana, diversos protestos aconteceram no país contra a mudança na lei trabalhista. Leia mais.

OMS alerta que cesarianas só devem ser feitas quando há indicação médica

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um novo alerta sobre a “epidemia” de cesarianas que assola o mundo e chamou atenção para o Brasil, que é campeão na prática. De acordo com a entidade, a taxa considerada ideal para a recorrência destas cirurgias é 10% e 15% dos partos. Em 2010, 52% das mães deram à luz por cesariana no Brasil. Na rede privada, o número é ainda mais impressionante: 88% dos brasileiros nascem com esse tipo de cirurgia. Leia mais.

Incêndio em Santos é apagado, mas resfriamento dos tanques continua

Os bombeiros conseguiram apagar o fogo no último tanque da empresa Ultracargo, no bairro da Alemoa, em Santos. O trabalho de resfriamento ainda continua, já que os vazamentos de combustíveis ainda podem reiniciar as chamas. O incêndio começou na quinta-feira passada (2). Foram contratados técnicos de uma empresa americana que já combateu fogo em poços de combustível no Iraque para ajudar na etapa final. Leia mais. O prejuízo para as empresas responsáveis pelo transporte de cargas da Baixada Santista pode chegar a R$ 7,5 milhões nos últimos três dias, período em que um bloqueio impede que os caminhões cheguem até o Porto de Santos, de acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Litoral Paulista (Sindisan), Marcelo Marques da Rocha. Leia mais. 

Homicídios são principal causa da morte de jovens negros no Brasil, diz pesquisa

A comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre a violência contra jovens negros e pobres debateu na última quarta (9) a elevada vitimização dessa faixa da população, com base em dados do Mapa da Violência 2014, divulgado no ano passado: das 56.337 pessoas vítimas de homicídio no país em 2012, 30.072 eram jovens de 15 a 29 anos. Desse total, 23.160 (77%) eram negros (considerada a soma de pretos e pardos). De acordo com a pesquisa, os homicídios são a principal causa de morte de jovens no Brasil e atingem principalmente negros, moradores da periferia e de áreas metropolitanas dos centros urbanos. Leia mais.

Continua após a publicidade

Policiais das UPPs do Complexo do Alemão passarão por exame psicológico

A Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro colocou em treinamento os 980 policiais das unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) que atuam no Complexo do Alemão. Em 45 dias, eles também vão passar por uma avaliação psicológica. A formação começou no último dia 1º pela unidade que fica no Morro do Alemão, próxima à casa de Eduardo de Jesus Ferreira, de 10 anos, que morreu quinta-feira (2), atingido por um tiro no crânio. Eles estava dentro de casa, durante confronto na comunidade. Leia mais.

Mulheres ganharão os mesmos salários dos homens só daqui 80 anos, diz estudo

Apesar do aumento de mulheres no mercado de trabalho nas últimas décadas, a equidade com os homens pode levar até 80 anos, segundo o Relatório Global de Equidade de Gênero, do Fórum Econômico Mundial. Para tentar diminuir esse tempo, equivalente a uma geração, foi realizada uma pesquisa com líderes de 400 empresas ao redor do mundo para elaborarem medidas prioritárias. Leia mais.

Brasil sobe quatro posições em ranking de progresso social e fica em 42º entre 133 países

O Brasil ficou na 42ª posição, em uma lista com 133 países, no Índice de Progresso Social de 2015, elaborado pela fundação norte-americana Social Progress Imperative (SPI). O índice leva em conta três grandes áreas: necessidades humanas básicas, fundamentos de bem-estar e oportunidades. Em uma escala de 0 a 100 em cada área, o Brasil ficou com média 70,89, sendo o mais bem colocado do Brics, grupo econômico formado ainda pela Rússia (71ª), Índia (101ª), China (92ª) e África do Sul (63ª). Leia mais.

Brasileiros preencheram este ano 92% das vagas do Mais Médicos

Profissionais brasileiros preencheram 92% das vagas autorizadas pelo Programa Mais Médicos para 2015, totalizando 3.830 profissionais em 1.208 municípios e seis Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei). Os números foram divulgados na quarta-feira (9) pelo Ministério da Saúde. Leia mais.

França abrirá arquivos sobre genocídio de Ruanda em 1994

Ruanda elogiou nesta quarta-feira o fato de que a França, acusada por Kigali de cumplicidade no genocídio de 1994, tenha retirado o sigilo sobre os arquivos da presidência que podem lançar luz sobre essa matança. A decisão francesa de desclassificar esses arquivos, adotada na véspera, inclui documentos do palácio do Eliseu relativos a Ruanda nos anos de 1990 a 1995, período que abrange o genocídio que deixou ao menos 800.000 mortos. Leia mais.

Continua após a publicidade

Quênia busca mais ajuda ocidental após ataque a universidade

O Quênia precisa de mais ajuda dos Estados Unidos e aliados europeus em medidas de inteligência e segurança para evitar mais massacres por parte de militantes somalis, disse à agência Reuters a ministra das Relações Exteriores queniana, Amina Mohamed, em entrevista na terça-feira (7). O assassinato da semana passada de 148 pessoas em uma universidade aumentou a pressão sobre o presidente Uhuru Kenyatta para acabar com os frequentes atentados em solo queniano perpetrados pelo grupo militante islâmico Al Shabaab, alinhado à rede Al Qaeda. Leia mais.

Califórnia aplicará multas pesadas para enfrentar seca

Não é só o Brasil que está passando por problemas hídricos atualmente. Cidades e povoados do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, serão obrigadas a reduzir o consumo de água em até 35% ou enfrentar multas pesadas, de acordo com novas regras propostas por um órgão regulador, nos primeiros cortes obrigatórios no uso da água urbana determinados pelo Estado, que vive um longo período de seca. Leia mais.

Hillary Clinton deve anunciar candidatura à Presidência no domingo

Hillary Clinton deve anunciar no domingo (12), via vídeo e mídias sociais, a intenção de buscar a candidatura do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, disse uma autoridade do partido à Reuters nesta sexta-feira (10). A corrida presidencial norte-americana começará em breve. Leia mais.

Autoridades russas advertem que EI já chegou ao Cáucaso russo

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) chegou ao Cáucaso Norte, onde já subordinou várias unidades de guerrilheiros islamitas que atuam nessa zona da Rússia, advertiu nesta sexta-feira o Serviço Federal de Segurança russo (FSB, antigo KGB) (Leia mais). Essa semana também foi marcada pelo encontro do primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que defenderam o fim da política de sanções entre a União Europeia e a Rússia, que causou graves danos para as economias de seus países. Leia mais.

EUA podem remover Cuba da lista de Estados que apoiam o terrorismo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se prepara para decidir se retirará Cuba da lista de países patrocinadores de terrorismo, que inclui a ilha desde 1982 (leia mais). Essa semana também ocorreu um encontro histórico entre os chefes de relações exteriores dos dois países. Eles se sentaram para conversar na quinta-feira à noite na reunião de mais alto nível entre os dois lados desde os primeiros dias da Revolução Cubana, há mais de meio século. Leia mais. Leia mais 2.

Continua após a publicidade

ONU pede trégua humanitária em conflito no Iêmen

A ONU pediu nesta sexta-feira  uma “trégua humanitária imediata” de pelo menos algumas horas por dia no Iêmen para poder entregar ajuda humanitária. Os dois primeiros aviões carregados com ajuda médica para o Iêmen aterrissaram em Sanaa nesta sexta-feira, depois de semanas de conflito que provocaram o deslocamento de 100.000 pessoas e uma potencial catástrofe humanitária nesse país pobre. Leia mais. Leia mais 2. Leia mais 3.

Grã-Bretanha convoca embaixador argentino por comentários sobre as Ilhas Malvinas

A Grã-Bretanha informou nesta quinta-feira que convocou o embaixador argentino para explicar a recente guerra retórica sobre as Ilhas Malvinas, que incluiu uma ameaça para processar empresas de energia britânicas que operam na região. Tudo começou após a Grã-Bretanha ter anunciado no fim de março que irá gastar £ 280 milhões (R$ 1,3 bilhão) nos próximos dez anos para reforçar a defesa das ilhas. Leia mais. Leia mais 2.

Aumenta número de ciberataques feitos por grupos jihadistas; ameaça online é nova técnica terrorista

Os ciberjihadistas que reivindicaram o ataque informático contra a rede de televisão francesa TV5 Monde na quarta-feira (8) são especialistas de alto nível, certamente organizados em redes e podem operar de qualquer parte do mundo, estimam os especialistas. Desde os atentados contra a revista Charlie Hebdo e um supermercado kasher, no início de janeiro em Paris, os ciberataques se multiplicaram. Mais de 700 sites, incluindo alguns brasileiros, supostamente foram invadidos por hackers pró-Estado Islâmico. Leia mais. Leia mais 2. Leia mais 3.

Nasa prevê descoberta de vida alienígena até 2025

Segundo a cientista-chefe da Nasa, Ellen Stofan, existirão registros de alienígenas que vivem em outros planetas até 2025. Stofan acredita que serão encontrados sinais de vida fora da Terra em até 10 anos, e provas definitivas disso em até 20 anos. Leia mais.

Obama pede fim de ‘cura gay’ após suicídio de jovem transgênero

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou publicamente terapias psiquiátricas criadas para “curar” jovens gays, lésbicas e transgêneros.
A declaração de Obama foi uma resposta a uma petição online que pede a proibição destas chamadas terapias de conversão. Em apenas três meses o abaixo-assinado conseguiu 120 mil assinaturas. A mobilização foi inspirada pelo caso de Leelah Alcorn, uma adolescente transgênero de 17 anos que cometeu suicídio em dezembro. Leia mais.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Barata e alucinógena, nova droga ‘flakka’ preocupa autoridades nos EUA

Flakka, o nome dado a uma série de drogas sintéticas alucinógenas que está se popularizando nos Estados Unidos, é uma versão sintética da catinona, um estimulante similar à anfetamina, que causa excitação e euforia. A flakka pode ser injetada, inalada, ingerida ou fumada. Alguns usuários a combinam com outras drogas, como a maconha, ou produtos farmacêuticos. Leia mais.

Publicidade
Confira as notícias mais importantes da semana de 6 de abril
Confira as notícias mais importantes da semana de 6 de abril
A semana do dia 6 de abril foi bem agitada pelo mundo! Você conseguiu acompanhar tudo? Separamos as notícias mais relevantes para você ficar por dentro das atualidades que podem cair no vestibular e Enem! Confira abaixo 20 destaques do noticiário brasileiro e internacional: Câmara dos Deputados aprova texto de projeto de lei que regulamenta terceirização […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.