logo-ge

Conheça o Palestino, time de imigrantes árabes que disputa a Libertadores

O time chegou à Libertadores depois de 36 anos sem disputar o campeonato

Se você é fã de futebol, provavelmente está acompanhando as rodadas da Copa Libertadores da América de 2015. A disputa ainda está nas suas fases iniciais, mas já temos a presença curiosa de um time que não costuma dar as caras pelo campeonato. Já conseguiu adivinhar quem é? Estou falando do Palestino, time chileno que joga nesta quinta-feira (12) contra o Nacional do Uruguai.

A grande curiosidade sobre o Club Deportivo Palestino é que ele foi fundado por imigrantes palestinos no Chile. Parece esquisito, mas não é: o Chile tem a maior comunidade palestina do mundo fora do Oriente Médio, com cerca de 300 a 400 mil descendentes. As cores do time são as mesmas da bandeira palestina: verde, vermelho e branco.

palestino-escudo

Popularidade

O time chegou à Libertadores depois de 36 anos sem disputar o campeonato. Também já chegou vencendo o primeiro jogo (também contra o Nacional do Uruguai), no último dia 5, vitória que foi acompanhada de perto – e muito efusivamente – pela torcida palestina na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.

A transmissão de hoje no Oriente Médio será realizada pela emissora Al Jazeera, com apoio do Banco da Palestina – que também patrocina o clube. O time é tão popular entre o povo palestino que os jogadores chegaram a receber uma mensagem de apoio de Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina.

palestino-2014

O Palestino em 2014. (Imagem: Wikimedia Commons)

História

A imigração de árabes palestinos para o Chile teve início em meados de 1850, por causa da Guerra da Crimeia. Outra leva de imigrantes veio, posteriormente, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e mais uma de refugiados da Guerra da Palestina, em 1948, logo após a criação de Israel. No dia 20 de agosto de 1920, na cidade de Osorno, o Palestino foi fundado, mas ainda como time amador. Só 32 anos depois o clube foi adicionado a campeonatos profissionais.

No entanto, apesar de sua longa história de 95 anos no futebol chileno, o time tem poucos títulos expressivos: duas Copas do Chile, em 1975 e 1977, e dois Campeonatos Chilenos, em 1955 e 1978. A chegada à Libertadores, já vitoriosa, pode mudar esse cenário.

palestino-1991

O Palestino em 1991. (Imagem: Wikimedia Commons)

Polêmica

Em janeiro de 2014, o Palestino lançou um novo uniforme para o time, que foi alvo de forte polêmica com a comunidade judaica do Chile. Na camisa dos jogadores, os números “1” foram substituídos pela sombra do mapa da Palestina em 1945, antes da criação de Israel. O presidente do clube, Fernando Aguad, disse então que a mudança na estampa pretendia reaproximar o clube com suas origens e evidenciar seu papel como representante da Palestina.

A atitude provocou reações negativas da comunidade judaica. Patrick Kiblisky, judeu e dono do time Nublense, decidiu processar o time em protesto. Alguns dias depois, a Federação Chilena de Futebol multou o Palestino em 1.300 dólares, depois de ter usado a nova camisa em três jogos. O uniforme foi banido sob a justificativa de que “atos políticos e religiosos não são aceitos no futebol”.

LEIA MAIS

>> Academia GE: Entenda o conflito entre Israel e Palestina
>> Simulado: 10 questões sobre o Oriente Médio
>> Dica: 5 filmes para estudar a Questão Palestina

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s