Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Entenda o que é o NAFTA e como ele afeta o Brasil

O país se beneficia indiretamente do acordo e é importante saber o porquê

Por Eduardo Aguirre Gigante, do Politize!
Atualizado em 13 mar 2018, 19h08 - Publicado em 13 mar 2018, 07h00
(Politize!/Politize!)

Para quem acompanha de perto o noticiário internacional, a sigla “NAFTA” não deve soar estranha aos ouvidos. Uma das promessas do agora presidente americano Donald Trump em sua campanha eleitoral era a de rever os termos acordados no NAFTA, que ele chamava de “catastróficos”. Mas o que exatamente seria o NAFTA? Ele é ruim ou benéfico para os países signatários? O Brasil é afetado de alguma forma? Vamos descobrir!

O QUE É O NAFTA?

O NAFTA (North American Free Trade Agreement), ou Tratado de Livre-Comércio da América do Norte, é um acordo comercial firmado em 1992 entre o Canadá, Estados Unidos e México, no qual os três países aboliram a maioria das barreiras alfandegárias existentes entre eles, permitindo a livre circulação de bens e comércio em suas fronteiras, desde que tais bens tenham sido produzidos em um destes países. Por exemplo, se o produto for fabricado no Brasil e exportado para os EUA, ele será taxado caso for dos EUA para o Canadá.

Outro aspecto importante do NAFTA é a eliminação de barreiras para empresas multinacionais dos três países, permitindo que empresas norte-americanas invistam no México, por exemplo, ou vice-versa. Assim como permite que empresas multinacionais participem de licitações dos três governos, independentemente da sua nacionalidade.

Continua após a publicidade

O NAFTA É BOM OU RUIM?

Por que existe tanta polêmica em torno do NAFTA? Ele é bom ou ruim para os países signatários? A resposta é… depende do ponto de vista. Graças à eliminação de boa parte de burocracia em torno de investimentos estrangeiros, muitas empresas americanas transferiram suas fábricas para o México, país com mão-de-obra mais barata. Isso levou à queda de emprego nos EUA, em especial nas indústrias do setor automobilístico, vestuário e móveis. Segundo estimativas, cerca de 500 mil estadunidenses perderam o seu trabalho por causa de barreiras comerciais abolidas pelo NAFTA, enquanto os trabalhadores que mantiveram seus empregos tiveram que aceitar uma redução salarial para manterem-se competitivos.

Outro argumento contra o NAFTA é que a transferência de fábricas e mão-de-obra para o México não contribuiu para uma melhoria na qualidade de vida dos mexicanos. Muito pelo contrário, houve aumento de fábricas “maquiladoras”, que ficam em cidades próximas à fronteira do México com EUA e que são conhecidas por terem péssimas condições de trabalho. Além disso, a exploração por empresas petroquímicas do Canadá e EUA, e da costa mexicana também, é vista como um dos fatores para a deterioração do meio-ambiente mexicano.

Em contrapartida, desde a assinatura do NAFTA, o comércio entre os três países quadruplicou, de 297 bilhões de dólares em 1993 para 1,14 trilhões de dólares em 2015. O fim de taxas aduaneiras também contribuiu para a diminuição no preço de produtos domésticos e alimentícios, tornando-se mais barato o supermercado do mês ou a compra de roupas e produtos eletrônicos.

Continua após a publicidade

Além da transferência de fábricas e o consequente desemprego, o NAFTA também foi responsável pela criação de 5 milhões de novas vagas de trabalho nos EUA, visto que a facilidade na exportação de produtos levou a uma necessidade de aumento na mão-de-obra. Menos taxas e tarifas também significa que empresas puderam investir mais em seus produtos, o que levou à modernização de diversas indústrias.

Em suma, graças ao NAFTA, o PIB dos três países aumentou em 0,5% por ano, e o custo de custo de vida para seus cidadãos foi reduzido. No entanto, o NAFTA também contribuiu para uma perda na qualidade de emprego, bem como resultou em um aumento na deterioração do meio ambiente destes países.

O NAFTA PODE SER ABOLIDO?

(iStock/iStock)

Conforme dito acima, o atual Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu pôr fim ao NAFTA durante sua campanha eleitoral.

No entanto, o alto volume de comércio entre os países norte-americanos pesam contra o fim do NAFTA. De acordo com um relatório do Banco de Montreal, caso o NAFTA terminasse, o PIB do Canadá e dos EUA caíram, respectivamente, 01% e 0,5%, sendo que os preços de bens importados aumentariam quase 1%. Além disso, o fim do NAFTA provavelmente levaria a novas disputas comerciais entre os três países na Organização Mundial de Comércio (OMC), uma vez eles não teriam mais a mesma liberdade de circulação e importação de materiais.

Por esta razão, desde que tomou posse, o Presidente Trump tem se distanciado um pouco de sua promessa de eliminar o NAFTA, e os três signatários agora estão em rodadas para renegociar os termos do tratado, atualizando o acordo para os tempos atuais.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

O FIM DO NAFTA AFETARIA O BRASIL?

O Brasil, embora não seja signatário do NAFTA, se beneficia indiretamente com o tratado, uma vez que ele facilitou o acesso aos mercados dos países norte-americanos. Tanto que o Brasil é o país que mais investiu no México de 2006 a 2015.

Para o governo brasileiro, o fim do NAFTA seria benéfico a nós, visto que a volta de barreiras comerciais levariam Canadá, EUA e México a buscarem novos parceiros comerciais e existiria a possibilidade de o Brasil estar entre eles. No entanto, conforme adverte o Professor de Relações Internacionais da ESPM, José Pimenta Jr., outros países, como China, Japão e Alemanha, podem ocupar esse espaço de grande parceiro dos EUA, deixando o Brasil de fora. O país, assim como todos que acompanham o desenrolar do NAFTA, não sabem o que esperar caso o tratado venha a terminar.

Referências

CNN – O que é NAFTAG1 – Eua, Candá e Médico começam a renegociar revisão do NAFTAThe Balance – Definição do NAFTA; The Balance – Fatos sobre o NAFTA, estatísticas e conquistasThe Balance – Desvantagens do NAFTAThe Balance – prós e contras do NAFTAThe Balance – Vantagens do NAFTAForbes – Donald Trump realmente irá destruir o NAFTA?Reuters – Destruir o NAFTA iria afetar negativamente a competitividade de crescimento dos EUA e do Canadá – reportBMO Capital Markets – Economia – Pesquisa e Relatório especial: o dia após o NAFTAAtlantic Council – Centro Latinoamericano – “E se o NAFTA acabasse?”Folha de S. Paulo – Impacto de dissolução do NAFTA para Brasil seria dúbio.

Esta matéria foi publicada originalmente no Politize!

 

Publicidade
Entenda o que é o NAFTA e como ele afeta o Brasil
Atualidades
Entenda o que é o NAFTA e como ele afeta o Brasil
O país se beneficia indiretamente do acordo e é importante saber o porquê

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.