logo-ge

EUA e Europa fecham acordo para evitar uma guerra comercial; veja notícias

Confira os destaques do noticiário internacional da semana de 23 de julho para quem vai prestar vestibular. Todas as informações são da Agência Brasil.

EUA e Europa chegam a um acordo para evitar uma guerra comercial

Nesta quarta-feira (25), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, anunciaram um acordo entre o governo norte-americano e a União Europeia (UE) para avançar rumo ao fim das tarifas entre o país e o bloco, evitando assim uma guerra comercial.

Segundo Trump, Juncker assumiu os compromissos de os europeus trabalharem junto com o governo norte-americano para estabelecer uma política de “zero tarifas, zero barreiras não tarifárias e zero subsídios aos bens industriais não automotores”. Saiba mais.

Imagens de satélite mostram que Coreia do Norte começou a desmontar base nuclear

As bases de mísseis da Coreia do Norte estariam sendo destruídas, como revelam fotos de satélite publicadas nesta terça-feira (24) pelo site especializado “38north”.

Analistas políticos avaliam que o líder Kim Jong-un estaria cumprindo a promessa de destruir seu arsenal bélico feita ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na reunião de cúpula em Cingapura. Leia mais.

Brasil e Chile avançam em acordo de livre comércio

Nesta quarta-feira (24), o presidente Michel Temer disse que o avanço nas negociações para o estabelecimento de um acordo de livre comércio entre o Brasil e o Chile é consequência da aproximação entre Mercosul e a Aliança do Pacífico. 

O Chile é o segundo principal parceiro comercial do Brasil na América do Sul, segundo dados do Itamaraty. Já o Brasil é o maior parceiro comercial do Chile na região, além de ser o principal destino dos investimentos chilenos no exterior, com estoque de US$ 31 bilhões. Em 2017, o intercâmbio comercial bilateral alcançou US$ 8,5 bilhões. Saiba mais.

Países atrasam pagamentos e deixam ONU com problemas financeiros

 (ONU/Wikimedia Commons)

A ONU alertou nessa quinta-feira (26) que atravessa uma situação financeira problemática por causa dos atrasos de muitos países-membros no pagamento das contribuições anuais. O secretário-geral da ONU, António Guterres, escreveu uma carta aos funcionários da organização para explicar a situação e informar que está buscando fórmulas para reduzir as despesas que não sejam relacionadas ao pagamento de pessoal.

Guterres escreveu também aos governos dos países-membros para pedir que eles façam suas contribuições o mais rápido possível. Até o momento, 112 dos 193 integrantes da ONU quitaram os valores correspondentes a 2018. Apenas 48 pagaram antes de 9 de fevereiro, data solicitada pela Assembleia-Geral. Leia mais.

Putin e Macri negociam aumento de investimentos

Nesta quinta-feira (26), o presidente da Argentina, Mauricio Macri, se reuniu com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para discutir uma ampliação dos vínculos econômicos entre os dois países, especialmente em comércio e investimentos.

O presidente argentino revelou que Putin está entusiasmado por uma maior abertura na área agroindustrial e que vê possibilidades para ampliar os embarques de produtos do país. Além disso, Macri propôs que empresas russas participem da exploração de urânio no sul da Argentina. As negociações dentro do G20, a política nuclear e o Acordo Climático de Paris foram outros dos temas abordados. Saiba mais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s