Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Fique por dentro das notícias da semana de 12 a 17 de maio

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 15h54 - Publicado em 17 Maio 2013, 21h47

Veja o resumo do GUIA para você não perder o que rolou de importante nesta semana.

Jorge Videla, ex-ditador argentino, morre aos 87 anos

Jorge Videla, o ex-comandante que governou a Argentina durante os anos mais sangrentos da ditadura militar que vigorou entre 1976 e 1983, morreu nesta sexta-feira. Ele cumpria pena por crimes de violação dos direitos humanos.

Continua após a publicidade

Leia mais sobre ele neste link e aproveite para estudar a ditadura argentina nos links abaixo:

– Regime militar na Argentina – resumo
– Marinha argentina admite assassinatos na ditadura militar
– Mafalda, a pequena notável – Criada na Argentina, a menina Mafalda enfrentou a ditadura militar de seu país para falar de censura, feminismo, crises econômicas e política internacional.
– Ditaturas da América Latina
– Por dentro da Escola de Horrores – Veja as plantas do porão onde ocorriam as torturas e do alojamento dos sequestrados.

 

Brasileiro é o novo chefe da missão da ONU no Congo

Nesta sexta (17), a Organização das Nações Unidas anunciou que o tenente-general brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz será o novo chefe da Missão de Estabilização da ONU na República Democrática do Congo (Monusco). Ele vai substituir o indiano indiano Chander Prakash Wadhwa nesta que é a maior missão de paz da ONU, com 17.000 homens atualmente.

Saiba mais sobre a história e entenda a condição atual do país:
– Congo: diamantes de sangue
Em nenhum lugar se matou tanto nos últimos 50 anos quanto no país. O principal desafio desse país africano rico em minérios é conciliar os interesses de mais de 250 grupos étnicos
– A partilha da África
No fim do século 19, países europeus repartiram o continente africano entre si e o exploraram durante quase 100 anos. Os invasores se foram, mas deixaram os efeitos nefastos de sua presença
– O Congo já foi a maior propriedade particular do mundo
– Filmes e livro para entender a colonização da África

Continua após a publicidade

 

O apoio da Rússia à Síria

Continua após a publicidade

Segundo a imprensa americana, a Rússia enviou armas sofisticadas, como mísseis antinavios, à Síria. Existe uma pressão internacional para não ajudar o regime de Bashar Assad, acusado de crimes contra a humanidade. Segundo a ONU, os últimos quatro meses de conflito na Síria registraram a maior taxa de refugiados: em apenas dez semanas, o número de refugiados passou de um para de 1,5 milhão.

Entenda:
– Como a crise na Síria pode ser cobrada nas provas deste ano?
– Síria (história, política e economia) – resumo

 

Casamento gay no Brasil e na França

Nesta terça-feira (14), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou uma resolução que proíbe os cartórios de se recusarem a realizar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo no Brasil e os obriga a aceitar os pedidos de conversão de uniões estáveis em casamentos. Até então, a decisão ficava a critério de cada cartório e muito casais precisavam levar seus pedidos à Justiça. A decisão ainda pode ser contestada no Supremo Tribunal Federal (STF).

Neste sábado, o presidente da França, François Hollande promulgará a lei que permite o matrimônio e a adoção por casais gays no país. A França é o 14º país a legalizar a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Recentemente, Nova Zelândia e Uruguai aprovaram em meio a muito menos controvérsia. Holanda, Bélgica, Canadá, África do Sul, Noruega, Suécia, Portugal, Islândia, Argentina, Dinamarca e Espanha também já fizeram isso.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Os Estados Unidos e o Brasil aceitam o status de casados para parceiros do mesmo sexo apenas em alguns Estados (no Brasil, é aceito no Alagoas, Minas Gerais, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia).

Leia mais a respeito aqui e aqui (Veja.com).

Publicidade
Fique por dentro das notícias da semana de 12 a 17 de maio
Fique por dentro das notícias da semana de 12 a 17 de maio
Veja o resumo do GUIA para você não perder o que rolou de importante nesta semana. Jorge Videla, ex-ditador argentino, morre aos 87 anos Jorge Videla, o ex-comandante que governou a Argentina durante os anos mais sangrentos da ditadura militar que vigorou entre 1976 e 1983, morreu nesta sexta-feira. Ele cumpria pena por crimes de […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.