Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Fique por dentro das notícias da semana de 22 a 26 de abril

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 15h55 - Publicado em 26 abr 2013, 21h46

Veja o resumo do GUIA para você não perder nada do que rolou de importante nesta semana.

 

A polêmica PEC 33 e o conflito entre o Poder Judiciário e o Legislativo

Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) causou climão no governo esta semana. A PEC foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e, entre outras coisas, submete as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) ao Congresso – o que significa que o Poder Legislativo, formado pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados, teria o poder de vetar decisões do Poder Judiciário. A proposta, que ainda precisa ser aprovada pelo Congresso, foi duramente criticada: para ministros do STF, o projeto desrespeita a separação de Poderes.

Entenda melhor:

– Mendes diz que “é melhor fechar STF” se aprovar a PEC 33

– PSDB pede suspensão da PEC que reduz poderes do STF

Continua após a publicidade

 

França aprova casamento gay


 Manifestantes contra o casamento gay em Paris, na França. (Foto: Antoine Antoniol/Stringer)

Na terça-feira, dia 23, o Parlamento francês aprovou (por 331 votos a favor e 225 contra) o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e a adoção por casais homossexuais. Os primeiros casamentos já poderão ser realizados em junho.

O país viveu meses de debates intensos e manifestações com centenas de milhares de pessoas indo para as ruas de Paris. Os críticos da lei alegam que a França não estaria “preparada” para legalizar a adoção de crianças por casais homossexuais. Pesquisas mostram os franceses bastante divididos em relação ao tema.

A França é o 14º país a legalizar a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Recentemente, Nova Zelândia e Uruguai aprovaram em meio a muito menos controvérsia. Holanda, Bélgica, Canadá, África do Sul, Noruega, Suécia, Portugal, Islândia, Argentina, Dinamarca e Espanha também já fizeram isso. Os Estados Unidos e o Brasil aceitam o status de casaos para parceiros do mesmo sexo apenas em alguns Estados (no Brasil, é aceito no Alagoas, Minas Gerais, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia).

Continua após a publicidade

Saiba mais aqui:

– Parlamento francês aprova casamento gay em clima de tensão

 

Ataque de Boston prova que dureza do seu governo com insurgentes no Cáucaso é justificada, diz presidente russo


Vladimir Putin. Foto: Getty Images

Segundo o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o atentado na Maratona de Boston, que matou três pessoas e feriu mais de 200 no dia 15 de abril, é uma prova de que a linha dura do seu governo com insurgentes no Cáucaso é justificada.

Continua após a publicidade

Ele ainda aproveitou para alfinetar o Ocidente, dizendo que, “de forma direta e em outras indiretamente”, os países ocidentais deram seu apoio informativo, financeiro e político aos radicais islâmicos do Cáucaso Norte. “Sempre me indignou quando nossos parceiros ocidentais, e também os veículos de comunicação ocidentais, qualificavam como ‘rebeldes’ e quase nunca como terroristas os nossos terroristas (do Cáucaso), que cometiam brutais, selvagens e sangrentos crimes por todo o país”, disse ele nesta quinta (25) em um programa de TV em que respondeu perguntas de cidadãos do país. Além disso, o presidente afirmou que o atentado deve levar a Rússia e os Estados Unidos a lutarem juntos contra o terrorismo.

–  Entenda o conflito entre Chechenos e Russos

 

Brasileiro disputa a direção-geral da OMC com um mexicano

A Organização Mundial do Comércio (OMC) confirmou hoje que os candidatos do Brasil e México estão na lista final para disputar o cargo de diretor-geral da entidade. O candidato brasileiro é o embaixador Roberto Carvalho de Azevêdo e o mexicano é Herminio Blanco, atual ministro de Comércio de seu país. A escolha será por meio de pesquisa com os 159 países-membros da OMC. A Organização, com sede em Genebra (Suíça), foi criada em 1994 e é uma instituição internacional que atua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial.

 

Embaixada da França é alvo de atentado na Líbia

Um carro-bomba atingiu a embaixada da França em Trípoli, na Líbia na terça-feira (23), ferindo dois guardas franceses e causando sérios danos ao edifício. O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e o Conselho de Segurança da ONU condenaram fortemente o ataque, lembrando a responsabilidade das autoridades líbias em garantir a proteção das instalações diplomáticas.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

No dia 11 de setembro de 2012, outro ataque ao Consulado dos Estados Unidos em Bengazi, também na Líbia, matou um embaixador norte-americano e outros três cidadãos americanos. Investigações mostraram que se tratava de uma ação coordenada por grupos jihadistas.
A Líbia foi alvo, em agosto de 2011, de uma revolução sangrenta que resultou na queda do ditador Muamar Kadafi.

– Saiba mais sobre a Primavera Árabe neste resumo

 

Publicidade
Fique por dentro das notícias da semana de 22 a 26 de abril
Fique por dentro das notícias da semana de 22 a 26 de abril
Veja o resumo do GUIA para você não perder nada do que rolou de importante nesta semana.   A polêmica PEC 33 e o conflito entre o Poder Judiciário e o Legislativo Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) causou climão no governo esta semana. A PEC foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.