Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Fique por dentro das notícias da semana de 5 a 10 de maio

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 15h54 - Publicado em 10 Maio 2013, 21h06

Veja o resumo do GUIA para você não perder nada do que rolou de importante nesta semana.

A Comissão Nacional da Verdade e as investigações sobre a ditadura

Nesta sexta, o coronel reformado do Exército deu um depoimento na Comissão Nacional da Verdade (CNV) em que defendeu sua atuação no período militar (ele disse que “lutava contra o comunismo” e que nunca cometeu assassinatos) e acusou a presidente Dilma Rousseff de ter integrado um grupo terrorista que queria transformar o Brasil em um país comunista. O ex-sargento Marival Chaves, que trabalhou no Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna em São Paulo (DOI-Codi/SP), também prestou depoimento à CNV e afirmou que “cadáveres de militantes eram expostos no DOI-Codi como troféu de vitória”.

A Comissão Nacional da Verdade foi instituída em maio de 2012 e tem por finalidade apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. Acompanhe o que acontece na CNV no site: https://www.cnv.gov.br ou pelo Twitter e Facebook.

Esta é uma boa oportunidade para estudar o período da ditadura militar no Brasil. Separamos alguns links para ajudar:

Resumo: Ditadura Militar no Brasil (1964-1985)

Continua após a publicidade

-Ditadura: a cara e a coroa – Herança dos militares tem altos e baixos

– Quiz – Ditadura militar

-Ditadura: o fato e a versão -Filmes sobre anos da ditadura ajudam a entender lances históricos e geram polêmicas até hoje

– Jogo da memória: Presidentes da ditadura militar

 

Brasileiro assume presidência das OMC e deve dar cargo de destaque para a China


Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Continua após a publicidade

Como havíamos dito antes aqui no blog, o embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo estava disputando o cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). A Organização, com sede em Genebra (Suíça), foi criada em 1994 e é uma instituição internacional que atua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial. Roberto foi eleito por meio de pesquisa com os 159 países-membros da OMC. Agora, ele deve entregar um dos postos na vice-diretoria para a China. Será a primeira vez que o país ocupa um cargo no alto escalão da OMC. As outras vagas devem ir para a África, EUA e Europa. Ele vai assumir em agosto para um mandato de quatro anos e disse que sua prioridade na OMC é “destravar o comércio mundial”. Uma matéria em Exame.com diz sobre o que ele vai encontrar por lá:

“É uma tarefa enorme. Com a economia mundial ainda em dificuldade, o protecionismo está em ascensão e a fé no livre-comércio, e na própria OMC, está enfraquecida em muitos países.”

Leia mais em: Azevêdo pretende ressuscitar OMC com diplomacia paciente

E também: Azevêdo terá o mandato mais difícil da história da OMC.

 

Concentração de dióxido de carbono na atmosfera é a maior da história

Um relatório divulgado nesta sexta (10) apontou que a concentração do gás atingiu o nível de 400 partes por milhão, maior índice registrado desde que as medições começaram, em 1958. Cientistas estimam que isso não acontece há provavelmente mais de 3,5 milhões de anos. O dióxido de carbono é lançado na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis como petróleo e gás natural e outras atividades humanas e é o principal gás do efeito estufa, contribuindo com o aquecimento global.

Continua após a publicidade

Estude:

-O que é o aquecimento global?

-Resumo de geografia: Fontes energéticas e suas relações econômicas

– Simulado: Desequilíbrios Ambientais e Preservação do Ambiente

 

O julgamento dos acusados de matar PC Farias


Paulo César Farias. Foto: Wikimedia Commons

Continua após a publicidade

A expectativa é de que, nesta sexta-feira (10), fosse conhecida a sentença dos acusados de envolvimento na morte de Paulo César Farias, conhecido como PC Farias, e da namorada, Suzana Marcolino. A acusação defende a tese de que uma terceira pessoa cometeu o assassinato, no dia 23 de junho de 1996, mas o Ministério Público nunca apontou um assassino. A defesa se baseia no laudo elaborado por peritos na época, que indica um crime passional: Suzana teria matado PC e depois teria se suicidado.

Quem foi PC Farias? A Veja explica:

“PC Farias foi o cabeça do esquema de corrupção no governo de Fernando Collor no início dos anos 90. Em troca de dinheiro, facilitava a vida de empresários interessados em tocar obras públicas, aproveitando-se da proximidade que detinha com o então presidente. PC nomeou, demitiu e influenciou as decisões do governo Collor. Comandando um esquema de poder paralelo, traficou influência e desviou recursos públicos, como ficaria provado por uma série de documentos revelados por VEJA na época.

Em 1993, ao ter sua prisão preventiva decretada, PC fugiu do país para a Tailândia – e voltou algemado. No ano seguinte, foi condenado a sete anos de prisão por falsidade ideológica e sonegação fiscal, mas fugiu do país em seguida. Cumpriu um ano e meio de prisão, até obter a liberdade condicional por decisão do Supremo Tribunal Federal. Fora da cadeia, tentou retomar sua vida como empresário, até que foi encontrado morto ao lado de sua namorada, na casa do empresário na praia de Guaxuma, Maceió”. 

Leia mais aqui

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Caso PC: resultado do julgamento deve sair nesta sexta

– Quem matou PC Farias? Dez anos depois, a morte do ex-tesoureiro de Fernando Collor continua envolta em mistério e motivo de polêmica.

– A morte de PC Farias – Hora a hora, um dos maiores mistérios do Brasil

-O impeachment de Collor – Há 15 anos, ele deixou o poder; saiba o que aconteceu

 

Publicidade
Fique por dentro das notícias da semana de 5 a 10 de maio
Fique por dentro das notícias da semana de 5 a 10 de maio
Veja o resumo do GUIA para você não perder nada do que rolou de importante nesta semana. A Comissão Nacional da Verdade e as investigações sobre a ditadura Nesta sexta, o coronel reformado do Exército deu um depoimento na Comissão Nacional da Verdade (CNV) em que defendeu sua atuação no período militar (ele disse que […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.