Assine com até 65% de desconto
Atualidades no Vestibular Por Blog Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.

Por que está tão calor?

Por Ana Prado Atualizado em 24 fev 2017, 15h48 - Publicado em 5 fev 2014, 17h14

Residents Crowd Beaches During Rio De Janeiro Heat Wave
Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, em janeiro de 2014. (Mario Tama/Getty Images)

Suas reclamações por causa do calor têm embasamento: nem você nem seus pais viram um mês tão quente no Brasil como janeiro deste ano. De acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse foi o mês mais quente dos últimos 71 anos. A média das temperaturas máximas foi de 31,9 graus, a maior registrada desde o início da medição, em 1943. Fevereiro está seguindo essa tendência: mal começou e também já está batendo recordes.

Com as altas temperaturas, começam os problemas de falta de água e apagões. Você sabe por que isso acontece? E sabe qual a origem desse clima tão quente e seco? A resposta está nas massas de ar. O professor de Geografia da Oficina do Estudante, Dario, explica detalhadamente.

Assista:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=HWvds7w38sU?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

Continua após a publicidade

 

Veja também:

– Galeria de fotos: Estude as principais características dos climas do Brasil

– Jogo da memória: Você sabe quais são os principais climas do mundo?

– Jogo da memória: Climas do Brasil: você sabe reconhecer cada um deles?

Continua após a publicidade
Publicidade