Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Veja as notícias mais importantes da semana de 5 a 9 de agosto

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 15h51 - Publicado em 9 ago 2013, 19h52

Veja o resumo do GUIA para você não perder o que rolou de importante nesta semana para quem vai prestar vestibular.

Obama cancela reunião com Putin por causa de asilo a Snowden

snowden

Como adiantamos na semana passada, o presidente americano Barack Obama decidiu realmente cancelar a reunião que teria com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou, no próximo mês. A atitude foi uma demonstração de descontentamento com o fato de a Rússia ter concedido asilo ao ex-agente norte-americano Edward Snowden, que revelou uma trama de espionagem em massa das comunicações pelos serviços secretos norte-americanos. A reunião ocorreria antes do encontro do G20 em São Petesburgo, em setembro. No entanto, Obama ainda vai comparecer ao G20 porque, como disse no programa The Tonight Show, do apresentador Jay Leno, esse “é o principal fórum no qual falamos sobre a economia mundial, com todos os poderes econômicos do mundo. Não é algo apenas da Rússia. Eles a organizam este ano. É importante para nós, como a economia líder do mundo, estar presente nesta reunião”.

Veja a primeira parte da entrevista (em inglês)

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=wCrE8e-9wto?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

Continua após a publicidade

Obama também disse estar decepcionado: “Apesar de não termos um tratado de extradição com eles, tradicionalmente temos tentado respeitar suas demandas se há alguém que transgrida a lei em seu país”, disse. “De alguma maneira é o reflexo de alguns desafios que tivemos com a Rússia ultimamente”. Ele também afirmou que a Rússia exibe uma “mentalidade da Guerra Fria” no caso Snowden. “Há momentos nos quais eles (os russos) voltam a deslizar para o pensamento e a mentalidade da Guerra Fria. O que dizemos a eles e ao presidente (Vladimir) Putin é que isso faz parte do passado”, afirmou.

O tratamento dado pelo presidente russo aos gays no país, no entanto, também foi criticado por Obama, que disse “não ter paciência com os países que tentam tratar gays e lésbicas e transexuais de uma forma que os intimida ou prejudica”. A Rússia havia anunciado que vai cumprir a lei local que criminaliza qualquer tipo manifestação homossexual (por parte de russos ou estrangeiros) durante a realização dos jogos Olímpicos de Inverno de 2014.

 – 5 filmes para você estudar a Guerra Fria

– Videoaula sobre a Guerra Fria

– Texto: Guerra Fria: o mundo por um fio

Continua após a publicidade

– Texto: Guerra Fria: o mundo dividido

 

Usina de Fukushima lança 300 toneladas de água radioativa por dia no mar

Dois anos após o desastre nuclear, a usina de Fukushima, no Japão, continua a preocupar as autoridades (e toda a população). O governo japonês informou nesta quarta-feira (7) que a usina lança aproximadamente 300 toneladas de água radioativa por dia no mar. A maior parte dessa água, no entanto, permanece em uma região isolada do mar aberto por diversos diques de contenção da usina. Além disso, a maior preocupação da operadora da usina é o acumulo de água contaminada nos porões dos reatores, inacessíveis devido à alta radiação.

– “Desastre no Japão poderia ter sido pior”, diz professor

Continua após a publicidade

– Japão mede radiação em escolas de Fukushima

 

Coreia do Norte anuncia reabertura da zona industrial de Kaesong, operada em conjunto com Coreia do Sul

North Korean Workers Join Assembly Line At South Korean Industrial Complex

Nesta quarta-feira (7), a Coreia do Norte anunciou a reabertura da zona industrial de Kaesong, operada em conjunto com a Coreia do Sul. O projeto, que estava paralisado é visto como o último símbolo de cooperação entre os países rivais, é uma das poucas fontes de divisas internacionais para o regime comunista norte-coreano. A declaração veio pouco depois de a Coreia do Sul dar a entender que pretendia desativar definitivamente o complexo. Seul elogiou a mudança de postura da Coreia do Norte e aceitou a proposta para uma negociação no dia 14 em Kaesong, que fica no território norte-coreano, a poucos quilômetros da fronteira.

– Entenda o conflito e a história das Coreias

Continua após a publicidade

– Dentro do regime da Coreia do Norte

– Coréia: Guerra inacabada

– Guerra da Coréia: combate entre irmãos

 

Ministério Público abre inquérito para investigar cartel em trens de São Paulo

World Cup Rejuvenation Project - Itaquera District - Sao Paulo

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

O Ministério Público Estadual (MP-SP) instaurou nessa quinta-feira (8) uma investigação para apurar corrupção em licitações do Metrô de São Paulo. O novo inquérito se soma aos 45 procedimentos que já estão sendo conduzidos pelo MP para apurar desvios no Metrô e na CPTM. Caso empresários tenham participado ativamente em fraudes nas licitações das cinco obras investigadas, a pena de eventuais condenados poderá ser de 20 a 40 anos de prisão – e servidores públicos que tenham participado do esquema poderão ter a mesma pena.

No Rio de Janeiro, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os contratos da Prefeitura do Rio com empresas de ônibus (a CPI dos Ônibus) foi instalada nesta sexta-feira (9), com a eleição do vereador Chiquinho Brazão (PMDB) como presidente. Já estão ocorrendo protestos pedindo sua renúncia.

 

Publicidade
Veja as notícias mais importantes da semana de 5 a 9 de agosto
Veja as notícias mais importantes da semana de 5 a 9 de agosto
Veja o resumo do GUIA para você não perder o que rolou de importante nesta semana para quem vai prestar vestibular. Obama cancela reunião com Putin por causa de asilo a Snowden Como adiantamos na semana passada, o presidente americano Barack Obama decidiu realmente cancelar a reunião que teria com o presidente da Rússia, Vladimir […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.