Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês
Dicas de estudo Por Blog As melhores dicas, técnicas de estudo, concentração e raciocínio para quem vai prestar o vestibular

5 dicas para não errar o básico na prova de espanhol do Enem

Veja nossas dicas para iniciar bem os estudos

Por Ana Lourenço Atualizado em 5 abr 2019, 18h03 - Publicado em 24 Maio 2016, 21h18

A prova de espanhol do Enem não é difícil: cobra muito mais interpretação de texto do que gramática ou outros itens mais complexos. Ainda assim, todo estudante deve ficar ligado em algumas observações sobre a língua – e como ela é cobrada na prova – para não escorregar justamente nas partes fundamentais do idioma, aquelas que todo mundo precisa saber. Veja nossas dicas para iniciar bem os estudos!

*Formulado por Andreia Cristina Borges da Silva, coordenadora de espanhol do Colégio Mopi

espanhol
Imagem: iStock

1. Lo x El

Essa pega muita gente! Durante a leitura, temos a tendência de fazer associações à nossa língua mãe, então traduzimos lo, la, los e las por o, a, os e as. É aí que mora o erro: lo é um artigo neutro, que não existe em português e que tem a função de substantivar adjetivos ou advérbios. A tradução correta para o artigo masculino o, em português, seria el.

Exemplos:

El libro está en la mesa.
Nunca escucho lo que me dicen.

2. Heterosemânticos

O famoso falso cognato! Os heterosemânticos causam bastante confusão, porque são grafadas de forma muito parecida nas duas línguas mas têm significados bem diferentes. É o caso de escoba (= vassoura), exquisito (= saboroso), pelado (= careca).

Continua após a publicidade

Mais exemplos:

Embarazada = grávida
Pastel = bolo
Borrar = apagar
Oficina = escritório
Acordar = chegar a um acordo

3. Conjugação de verbos

Na prova, a questão é formulada em espanhol, mas as respostas são em português. Por isso, é fundamental que o candidato conheça as conjugações básicas dos verbos em espanhol para conseguir fazer a tradução correta.

Exemplo:

Hablar (falar, dizer, declarar)
Yo hablo
hablas
Usted/ella/él habla
Nosotros/as hablamos
Vosotros/as habláis
Ustedes/ellas/ellos hablan

 

4. Temas

Toda a prova do Enem preza pela atualidade das questões, e em espanhol não é diferente. É importante ficar ligado em temas e discussões atuais que estejam sendo debatidos nos jornais, revistas e redes sociais. Ficar de olho nos principais acontecimentos do Brasil e do mundo é sempre uma boa estratégia – e para a prova inteira!

5. Aproximação à língua

Como a prova não cobra conteúdos muito específicos de gramática, o ideal é que o candidato busque se aproximar da língua com música, filmes e outros itens gerais de cultura. Também é uma boa procurar livros ou outros textos em espanhol para treinar as habilidades de leitura. Não se esqueça de sempre pesquisar palavras desconhecidas no dicionário e ir construindo seu próprio glossário.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade