logo-ge

Aplicativo usa técnicas da neurociência para ajudar nos estudos em Biologia

Estudando com aplicativo
Foto: iStock

O aplicativo APProvado tem uma proposta diferente para o estudo de Biologia: desenvolvido para uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), os participantes recebem cinco questões diárias da disciplina no celular, tendo até 24h para responder. Logo que responde, o sistema avisa se errou ou não. As questões, então, se repetem em intervalos de tempo ao longo de 12 semanas.

>> 6 aplicativos para estudar Matemática

A pesquisa, da doutoranda Roberta Ekuni de Souza, propõe uma técnica de aprendizagem que leva em conta dois métodos da área de neurociência cognitiva: o ato de recordar o conteúdo e o de distribuir as sessões de aprendizado ao longo do tempo. Os resultados dos estudantes serão usados, anonimamente, para a pesquisa.

“O importante é exercitar o lembrar e, preferencialmente, fazê-lo de forma espaçada, um pouco a cada dia. Essa prática de lembrar, distribuída ao longo do tempo, confere ganhos substanciais à duração de informações em nossa mente”, destaca Roberta.

>> Aplicativos para aprender um novo idioma

Segundo a pesquisadora, a melhor forma de aprender o conteúdo é tentar lembrá-lo sozinho, o que explica a repetição das perguntas ao longo das 12 semanas. A resposta imediata do erro ou acerto também ajuda a consolidar a informação correta na hora.

Para usar o aplicativo e participar da pesquisa, basta se cadastrar no site do APProvado e, em seguida, baixar o aplicativo, que só está disponível no Google Play. Usuários de Windows Phone e iOS podem participar através desta página que simula o sistema para computador.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. ~Talking-nin about dis white boi, reduces this, KILLADELPHIA MURDER COUNT 162; howlTa?king-nin about dis white boi, improves Negroe student standardized test scores in KILLADELPHIA; how?Talking-nin about dis white boi, gets baby daddy Negroes 'n'em to support their children and father their children in KILLADELPHIA; how?field, are you absolutely positive that you are a field negro; Negroe?Free dem Jena Six Negroes, we needz sum mo' baby daddy Negroes outch heah!!`

    Curtir

  2. Great insight! That’s the answer we’ve been looking for.

    Curtir