Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês
Dicas de estudo Por Blog As melhores dicas, técnicas de estudo, concentração e raciocínio para quem vai prestar o vestibular

Conheça o método de estudo Robinson

Você precisará seguir cinco passos

Por Ana Lourenço Atualizado em 21 nov 2019, 16h15 - Publicado em 24 ago 2016, 23h16

O método de estudo Robinson vem sendo considerado útil em muitas universidades americanas por considerar várias etapas para o estudo. Especialistas o definem através da sigla EPL2R, que abrange os momentos fundamentais do aprendizado: explorar, perguntar, ler, rememorar e repassar.

Veja, abaixo, os cinco passos considerados cruciais para o estudo segundo o método:

1) Explorar

O primeiro passo se refere mais ao estudo de um livro-texto, seja um didático ou um romance (como da lista de obras obrigatórias, por exemplo). Consiste realmente em explorar aquela obra: quais são as finalidades do autor? O que ele quis passar com aquele conteúdo? O método considera também que se deve observar a obra como um todo. Em resumo, o mais importante na primeira etapa é descobrir o livro e o seu conteúdo, deixando a curiosidade levar.

2) Perguntar

Após a leitura geral do texto, deve-se elencar dúvidas e perguntas que não ficaram claras. É este o momento de dialogar com a obra ou com o conteúdo que se está estudando, elaborando questões que ficaram suspensas. Teve dúvidas sobre algum tópico da matéria? É essa a hora de anotar tudo e levar ao professor na próxima aula. O importante é não receber passivamente as informações: deve-se questionar tudo que for possível.

Continua após a publicidade

3) Ler

No caso, ler consiste em analisar e resumir. Trata-se de uma leitura aprofundada e atenta, com finalidade de produzir pensamento crítico. O estudante deve saber identificar as partes fundamentais do texto e saber diferenciá-las das complementares. O modo ideal de seguir este passo é fazendo anotações, sublinhando e grifando partes importantes do texto e elaborar esquemas que possam ser usados na revisão.

4) Rememorar

A quarta etapa deve ser aplicada ao fim de cada sessão de estudo, ou de cada mudança de capítulo. O estudante deve relembrar tudo que foi estudado, fazendo um pequeno resumo mental e anotando-o no papel. A intenção é fixar o que está solidificado e identificar pequenas lacunas que ainda estejam evidentes, como algum detalhe que não ficou totalmente esclarecido e dúvidas que ainda precisem ser sanadas.

5) Repassar

Repassar consiste em uma análise mais completa do que foi estudado. Vale pegar todos os resumos, anotações e mapas mentais produzidos, para checar se está tudo em ordem. Procure a ajuda de colegas nessa etapa, discutindo com eles os temas para fazer uma verificação do que foi aprendido e, possivelmente, levantando mais tópicos para discussão.

Consultoria: As melhores técnicas de estudo, de Bernabé Tierno. Editora Martins Fontes

Continua após a publicidade
Publicidade