Assine com até 65% de desconto
Dicas de estudo Por Blog As melhores dicas, técnicas de estudo, concentração e raciocínio para quem vai prestar o vestibular

Acervo online tem documentários latino-americanos gratuitos

Documentários são uma ferramenta excelente para complementar o aprendizado e instigar a reflexão crítica

Por Paula Lepinski Atualizado em 21 Maio 2019, 18h17 - Publicado em 28 set 2016, 19h19

Documentários são uma ferramenta excelente para complementar o aprendizado e instigar a reflexão crítica. Felizmente, muitos títulos estão disponíveis online, seja em websites, no Youtube ou em serviços de streaming, como a Netflix.

>> Cinco documentários para entender o consumismo no mundo
>> Site e documentários completos para entender a ditadura militar no Brasil

Um dos acervos online que vale a pena conhecer é o CurtaDoc, dedicado a documentários latino-americanos. O website faz parte de um projeto criado pela Contraponto, uma produtora brasileira de conteúdo, em parceria com o Sesc TV. Segundo a descrição do projeto, o seu objetivo é “promover o acesso, o intercâmbio, a integração entre os países e idiomas, valorizando a produção e difundindo o audiovisual como patrimônio imaterial”.

Entre mais de 1000 documentários disponíveis, você encontra muitos que abordam o racismo, a questão LGBT, a pobreza, a desigualdade de gênero, entre outros assuntos. E a melhor parte é que você tem a oportunidade de conhecer a realidade de outros países da América Latina! Separamos três sugestões de documentários e mini documentários para vocês começarem a explorar a plataforma.

Você faz a diferença (2005)
Dirigido por Miriam Chnaiderman, reúne depoimentos de alunos, professores e pessoas que foram coagidas e humilhadas por conta de sua etnia ou condição social.

Lei Mulher (2010)
O curta revela o Brasil como pioneiro na criação de uma lei para a mulher, a Lei Maria da Penha, e reúne relatos de mulheres vítimas de violência sexual, moral ou psicológica.

Teto de Lona (2014)
Com gancho na ocupação, em 2014, de um terreno abandonado no Morumbi, bairro de alto padrão em São Paulo, o curta aborda a questão da falta de moradia na capital paulista.

Continua após a publicidade
Publicidade