Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Dicas de estudo

Por Blog
As melhores dicas, técnicas de estudo, concentração e raciocínio para quem vai prestar o vestibular
Continua após publicidade

Escrever à mão nos torna mais inteligentes

Anotar aulas e elaborar resumos a mão fazem fixar melhor o conteúdo

Por Ana Lourenço
Atualizado em 2 ago 2019, 15h49 - Publicado em 24 nov 2015, 22h20

Você já sabe que, no Dicas de Estudo, gostamos de recomendar maneiras práticas e fáceis de incrementar sua rotina para que você esteja sempre um passo à frente na memorização dos conteúdos. Mas também queremos que você esteja um passo à frente na vida! É claro que o que desejamos é que cada um de nossos leitores seja aprovado no curso e faculdade com que sonham, mas, acima de tudo, queremos indicar métodos de aprimoramento da vida em geral, para que todos que nos leem possam sentir que aquela dica vai de fato ajudá-lo no dia a dia – e não apenas nos estudos.

É para isso que escrevo este post hoje: para ajudar você, leitor, a organizar melhor seus pensamentos, absorver o que lê, aprender a processar de maneira inteligente as emoções e, claro, a ficar mais inteligente! Dá para ficar melhor em tudo isso usando uma das técnicas mais básicas de estudo: escrevendo. Tão simples, tão fácil, e tão eficaz, especialmente se você escrever à mão. Abaixo, explico por que você deve começar a adotar para ontem esse método, sem perder mais tempo – e usando argumentos da ciência. Veja:

Illustration of hand writing with quill
Imagem: Thinkstock

Anotar aulas e elaborar resumos a mão fazem fixar melhor o conteúdo

Você é daqueles que levam o notebook ou o tablet para a sala de aula, para anotar o conteúdo direto pelo teclado? Ou prefere tirar uma foto da lousa pelo celular? Com a facilidade da tecnologia disponível, cada vez mais pessoas estão optando por essas táticas. Mas deixar a preguiça de lado e anotar o conteúdo no caderno é, ainda, a melhor opção, o que é explicado tanto pela ciência quanto por um raciocínio simples.

Continua após a publicidade

Comecemos pelo segundo. Se você está tirando uma foto da lousa, gravando o que o professor está falando ou anotando com o teclado, certamente está conseguindo registrar tudo, mas não está absorvendo o conteúdo. Quando você anota à mão, não consegue captar todas as palavras do professor, o que lhe obriga a, de certa forma, “resumir” o conteúdo na mente ou captar as palavras-chave. Com isso, você é forçado a prestar mais atenção, o que com certeza é mais efetivo do que simplesmente fotografar o quadro-negro.

A ciência concorda: um estudo realizado por pesquisadores das Universidades de Princeton e da Califórnia, ambas dos EUA, analisou um grupo de estudantes onde uma parte fazia anotações por computador, outra parte fazia anotações no papel. Eles concluíram que o segundo grupo se saía significativamente melhor em provas do que o primeiro, o que leva a crer que, apesar de os estudantes que anotam por teclado conseguirem registrar mais informações da aula, os que anotam por papel devem compreender as palavras do professor para então escrever o que foi dito, em suas próprias palavras.

Manter um diário (ou caderno de anotações) ajuda a organizar a mente

Normalmente, nossa cabeça é um amontoado de pensamentos variados. Quando temos muitas preocupações ou afazeres, é comum que sintamos a cabeça sobrecarregada. É claro que uma boa conversa com um amigo ou parente pode ajudar, mas já pensou em colocar seus sentimentos ou ideias no papel? É essa a ideia por trás de manter um diário, ou mesmo um caderno de anotações para escrever quando sentir vontade.

Continua após a publicidade

Colocar os pensamentos no papel ajuda a organizar melhor a cabeça e pode até, de repente, proporcionar uma reflexão que você não tinha imaginado ou uma solução para algum problema. Escrever põe as coisas em perspectiva e auxilia na tomada de decisões. Mas, mais do que isso, também ajuda a incrementar sua inteligência emocional – ou seja, ajuda a lidar melhor com frustrações, tristezas e a ficar mais bem resolvido com a vida.

Um estudo publicado na década de 1990 no Academy of Management Journal, dos EUA, dividiu um grupo de 63 engenheiros desempregados em três partes: o primeiro faria anotações diárias sobre sua procura por emprego; o segundo não faria nenhum tipo de anotação; e o terceiro manteria um diário onde escreveria sobre tudo, inclusive sentimentos profundos e pessoais. Ao fim de oito meses, os pesquisadores descobriram que 53% dos engenheiros do terceiro grupo e 24% do primeiro grupo haviam encontrado emprego, enquanto apenas 14% do segundo estava contratado. Isso levou os pesquisadores à conclusão de que escrever, não apenas sobre fatos objetivos, mas sobre sentimentos, faz com que a pessoa lide melhor com as situações negativas da vida e saiba contorná-las a seu favor.

Escrever é um exercício cognitivo que pode prevenir doenças

O ato de escrever é um ótimo exercício cognitivo que põe o cérebro e a memória para trabalhar. Mais uma da ciência: um estudo da Universidade de Bloomington, nos EUA, comprovou que crianças que aprendem a escrever com letra cursiva, no papel, desenvolvem habilidades motoras e forçam o cérebro a trabalhar mais e melhor. A letra cursiva, que conecta uma letra à outra, é reconhecida pelos pesquisadores como a melhor opção de alfabetização, porque acelera a aprendizagem e a capacidade de leitura de crianças.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Além disso, por ser um exercício cerebral, escrever à mão pode ajudar a prevenir doenças degenerativas como o mal de Alzheimer. Para adultos, uma sugestão é aprender novas línguas, o que põe o cérebro para aprender uma nova forma de comunicação e, consequentemente, a escrever de um jeito diferente. Mais um jeito de “malhar” a cabeça e evitar o envelhecimento dos neurônios! 😉

Publicidade
Escrever à mão nos torna mais inteligentes
Estudo
Escrever à mão nos torna mais inteligentes
Anotar aulas e elaborar resumos a mão fazem fixar melhor o conteúdo

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.