Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Dicas de estudo

Por Blog
As melhores dicas, técnicas de estudo, concentração e raciocínio para quem vai prestar o vestibular
Continua após publicidade

Filme: Spotlight aborda papel do jornalismo e abusos na Igreja

Merece destaque a forma como a obra aborda o trabalho jornalístico, mostrando como uma imprensa livre e atuante é fundamental nas sociedades democráticas

Por da redação
Atualizado em 6 Maio 2019, 18h08 - Publicado em 20 fev 2018, 11h47
(Open Road Films/Reprodução)

O Oscar 2016 ficou marcado pelo engajamento de boa parte dos  concorrentes, com muitos  vencedores deixando em seus discursos  de agradecimento mensagens em  prol de causas como igualdade racial,  diversidade sexual e defesa do meio  ambiente. O fato de o filme Spotlight: Segredos Revelados levar os prêmios de  roteiro original e melhor filme também  acabou refletindo esse tom abertamente  político da cerimônia.

Isso porque o filme aborda com bastante  propriedade duas importantes  questões contemporâneas: o papel do jornalismo em nossa sociedade e os abusos sexuais contra menores cometidos  por padres da Igreja Católica.

Dirigido por Tom McCarthy, Spotlight apresenta uma história verídica. No começo dos anos 2000, uma equipe de jornalistas investigativos do jornal The Boston Globe decidiu apurar as suspeitas  de que a cúpula da Igreja de Boston  estaria acobertando casos de pedofilia  envolvendo sacerdotes católicos.

É a partir dessa trama que o espectador  é convidado a conhecer os bastidores  da redação de um dos jornais mais  influentes dos Estados Unidos. Com o Boston Globe em crise financeira e sob  o comando de um novo diretor, o clima  entre os jornalistas é tenso. O diário  mantém uma unidade especial – chamada  justamente Spotlight – para trabalhar  em pautas investigativas, que demandam um enorme trabalho de apuração e  tempo para checar todas as informações.  A partir de uma notícia que mencionava  um padre acusado de molestar sexualmente  uma criança, o novo diretor pede  à equipe de Spotlight para verificar se  eles estavam diante de um caso isolado  ou uma prática disseminada.

Continua após a publicidade

>> Veja tudo sobre o curso e a carreira em Jornalismo

A investigação jornalística vai, pacientemente,  desvendando como os  líderes da Igreja de Boston protegeram  dezenas de padres das acusações  de abusos sexuais contra menores ao  longo de décadas. Como Boston é uma  cidade com um grande número de católicos,  a Igreja tem enorme poder e mantém  relações estreitas com políticos e  autoridades policiais e judiciais. Essa  influência ajudou a criar uma rede de  proteção aos sacerdotes que cometiam  abusos, evitando que os casos fossem  investigados judicialmente ou vazassem  para a opinião pública.

O grande mérito do filme é construir  uma atmosfera atraente para levantar a  discussão de um tema tão barra-pesada.  A narrativa é de tirar o fôlego, mostrando em detalhes os bastidores do jornal, os desentendimentos entre os repórteres e o intrincado processo de investigação.

Apesar de o filme se passar no começo dos anos 2000, o tema, infelizmente, ainda permanece bastante atual. Quando assumiu o poder no Vaticano, em  2013, o papa Francisco formou uma  comissão especial para tratar das acusações  de abuso sexual cometidas por  sacerdotes e autorizou o julgamento  de bispos que acobertam os padres  acusados de pedofilia.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Também merece destaque a forma  como a obra aborda o trabalho jornalístico, mostrando como uma imprensa livre e atuante é um dos instrumentos fundamentais das sociedades democráticas.

SPOTLIGHT: SEGREDOS REVELADOS –  Direção | Tom McCarthy Ano | 2015

Publicidade
Filme: Spotlight aborda papel do jornalismo e abusos na Igreja
Estudo
Filme: Spotlight aborda papel do jornalismo e abusos na Igreja
Merece destaque a forma como a obra aborda o trabalho jornalístico, mostrando como uma imprensa livre e atuante é fundamental nas sociedades democráticas

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.