logo-ge

Instituto em São Paulo exibe documentário sobre Estado Novo

Filme reavalia a herança do período político de Getúlio Vargas; evento é gratuito

 (Divulgação/Reprodução)

Você gosta de estudar história e está procurando outra forma para aprender a matéria sem ter que ficar debruçado em livros? Se sim, você vai curtir esta dica!

No dia 7 de abril, às 18h, no Instituto Moreira Salles (SP), haverá a exibição do documentário “Imagens do Estado Novo 1937-45”, do diretor Eduardo Escorel. O evento é gratuito, mas está sujeito a lotação.

Depois da apresentação da primeira parte do longa, haverá um debate com o diretor, ao lado do professor e cientista político André Singer e do professor Carlos Augusto Calil. Ao final, será exibida a segunda e última parte do filme.

Constituído por material de arquivo, entre cinejornais, fotografias, cartas, filmes familiares e de ficção, trechos de diário e canções populares, o documentário reavalia a herança do período político de Getúlio Vargas (1937-1945). Também reexamina a censura, as conspirações, as contradições entre o apoio ao Nazismo ou aos países aliados e a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Com 3h47 de duração, o trabalho foi premiado no Festival É Tudo Verdade com “Menção Honrosa” e no Festival Recine – Festival Internacional de Filmes de Arquivo como “Melhor Filme Júri Popular” e “Melhor Pesquisa”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s