Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês
Dicas de estudo Por Blog As melhores dicas, técnicas de estudo, concentração e raciocínio para quem vai prestar o vestibular

Invertendo a sessão de estudo: leia antes da aula!

E se, ao invés de ler o livro-texto depois da aula, você o lesse antes?

Por Ana Lourenço Atualizado em 15 out 2019, 17h51 - Publicado em 12 set 2016, 19h39

 

Imagine a típica sessão de estudo: você assiste à aula na escola ou no cursinho e depois, em casa, lê o material sobre o assunto e faz os exercícios. Nada fora do comum. Mas, apesar de ser o mais usado, esse método não é dos mais inteligentes. Na realidade, o interessante é inverter o processo um pouquinho.

E se, ao invés de ler o livro-texto depois da aula, você o lesse antes? Estudos na área indicam que o jeito mais produtivo de estudar é justamente se familiarizando com o assunto antes da aula, para que ele não seja mais uma novidade na hora da explicação do professor. O raciocínio é mais ou menos o seguinte: lendo por uma hora antes da aula, você não será surpreendido por um assunto completamente novo, que pode deixá-lo com a cabeça cheia de dúvidas.peterpan-ler-gif

Se você já entra em sala sabendo um pouco sobre o assunto, poderá solidificar o que já sabe com o professor, e ainda terá tempo de antecipar dúvidas que só surgiriam mais tarde durante a resolução dos exercícios. Assim, sobra mais tempo para prestar atenção em coisas que não captou durante a leitura prévia.

Um jeito fácil de adotar essa tática é observar quais vão ser suas próximas aulas. Anote as que forem introduzir um assunto novo e já comece a dar uma lida na apostila ou no livro-texto, por trinta minutos ou uma hora inteira. Procure se familiarizar com o assunto e já anotar dúvidas que podem ser solucionadas com a explicação do professor ou, se necessário, guardá-las para o plantão de dúvidas.

Acredite, você aprenderá muito mais se inverter o processo! 😉

Consultoria: Você sabe estudar?, de Claudio de Moura Castro, Editora Penso

Continua após a publicidade
Publicidade