logo-ge

Ler em voz alta ajuda a fixar coisas na memória, diz estudo

Técnica foi mais eficiente para a memorização do que ler em silêncio ou simplesmente ouvir outra pessoa falando

Quando temos muita coisa para estudar, nosso sonho é conseguir memorizar os pontos importantes com facilidade e sem sofrimento. Mas muitas vezes lemos, lemos e parece que já esquecemos tudo logo em seguida. E aí a ansiedade aumenta, e nossa capacidade de concentração diminui ainda mais. O que fazer?

A ciência pode dar uma ajudinha. Um estudo novo, feito por pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, descobriu a forma mais eficiente de memorizar aquilo que lemos.

Eles contaram com 95 voluntários para testar diferentes formas de estudar um texto: lendo-o silenciosamente, ouvindo outra pessoa ler para você, ouvindo uma gravação de você mesmo lendo ou simplesmente fazendo a leitura em voz alta. E o resultado foi que ler informações em voz alta resultou na melhor memorização.

Mas por que isso acontece? Segundo os autores, é graças ao chamado “efeito de produção”: a dupla ação de falar e se ouvir ajuda a fixar as palavras na memória de longo prazo.

“Este estudo mostra que a aprendizagem e a memória se beneficiam do envolvimento ativo“, disse o professor Colin M. MacLeod, presidente do Departamento de Psicologia de Waterloo e co-autor do estudo. “Quando adicionamos uma medida ativa a uma palavra, essa palavra se torna mais distinta na memória de longo prazo e, portanto, mais memorável”.

Mas não é só falando que conseguimos memorizar melhor as coisas: o segredo está na ação, na atividade. É por isso que desenhar diagramas e esquemas para estudar é algo que ajuda tanto, por exemplo – ou escrever à mão, como os próprios autores já haviam percebido em pesquisas anteriores.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s