Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Dicas de estudo

Por Blog
As melhores dicas, técnicas de estudo, concentração e raciocínio para quem vai prestar o vestibular
Continua após publicidade

O que estudar a poucos dias do Enem?

Por Ana Lourenço
Atualizado em 24 fev 2017, 15h16 - Publicado em 20 out 2015, 20h36

Muita calma nessa hora! O Enem está quase aí: neste fim de semana, dias 24 e 25 de outubro, 7,7 milhões de estudantes pelo país estarão fazendo o maior vestibular do Brasil. Pela frente, ainda, alguns dias em que a maioria dos vestibulandos fica sem saber o que fazer: o que estudar? Quais matérias priorizar? Devo fazer simulados? Tento aprender alguma coisa nova?

A resposta é mais simples do que você imagina: redução do ritmo de estudos, foco na redação e na leitura, e, mais importante, divirta-se! Entenda com as dicas preparadas pelo GUIA:

Speech bubble with question mark

Speech bubble with question mark

Não perca tempo

Não adianta correr atrás do tempo perdido. Revirar o livro de Física atrás daquela matéria que você não consegue entender só vai te deixar estressado, nervoso e com a confiança baixa para a prova. Ao invés disso, revise brevemente os conteúdos que mais caem e que você se garante melhor. Foco especial em Português e Matemática pode ser uma boa ideia, já que as disciplinas são tema de metade das questões das provas objetivas.

Continua após a publicidade

Exercite a redação

O ideal, nos últimos dias antes da prova, é priorizar mais o descanso do que o estudo. Mas sempre há o estudante que se sente mal em não estudar e prefere usar este tempo restante para revisar. Então, já que vai estudar, prefira exercitar a redação: é a única prova em que sua nota pode chegar a 1.000, e, por isso, pode puxar sua média para as alturas. Procure os temas das provas anteriores e tente fazer um ou mais textos por dia até a prova.

Foco na leitura e em atualidades

A essa altura, você já deve saber a enorme importância que tem a leitura e a interpretação de texto. Por isso, outra ótima solução para estudar nesses últimos dias é ler bastante. De preferência, temas relativos a atualidades, que sempre aparecem nas provas e no tema da redação. Pesquise os assuntos que mais impactaram a mídia em 2015 e vá atrás de reportagens e artigos sobre o assunto.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Revise fórmulas

Além de treinar a redação e a leitura em atualidades, outra “revisão de última hora” que pode produzir efeito é relembrar fórmulas e técnicas de interpretação de gráficos. Sabemos que o Enem não é uma prova conteudista, então não é necessário decorar cada pequena fórmula de todas as matérias, mas é interessante saber as mais importantes – ou as contas e caminhos que facilitam a dedução. Já os gráficos e tabelas merecem atenção especial, porque uma parte significativa das questões é composta por eles.

É hora de descansar

Estudos à parte, descansar nestes últimos dias é fundamental. O ideal, mesmo, é que você revise somente o essencial – como os itens que indicamos acima -, e, no resto do tempo, procure dormir bastante, comer coisas leves e, acima de tudo, se divertir! Sim, diversão: cinema, passeio a pé, sair com os amigos. Mas não exagere: nada de álcool e dormir tarde. Chegar com a cabeça leve e relaxada nos dias de prova é um dos requisitos básicos para uma boa prova. E, além disso, você merece uma folguinha, não é? Estudar o ano todo não é nada mole. Boa prova! 😉

Publicidade
O que estudar a poucos dias do Enem?
O que estudar a poucos dias do Enem?
Muita calma nessa hora! O Enem está quase aí: neste fim de semana, dias 24 e 25 de outubro, 7,7 milhões de estudantes pelo país estarão fazendo o maior vestibular do Brasil. Pela frente, ainda, alguns dias em que a maioria dos vestibulandos fica sem saber o que fazer: o que estudar? Quais matérias priorizar? […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.