Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês
Dicas de estudo Por Blog As melhores dicas, técnicas de estudo, concentração e raciocínio para quem vai prestar o vestibular

Organize seus estudos com a técnica do quadro kanban

Essa é uma técnica de organização comum em empresas!

Por Ana Lourenço Atualizado em 4 out 2019, 17h55 - Publicado em 30 out 2015, 01h57

Você já ouviu falar no quadro kanban? É uma técnica de organização comumente utilizada em empresas, que permite organizar um projeto visualmente, onde a equipe pode conferir o andamento do trabalho passo a passo. O GUIA preparou um tutorial de como você pode utilizá-la em seus estudos.

O quadro é dividido em em três colunas: “Ainda por fazer”, “em andamento” e “concluído”. Na primeira coluna, você insere todo o trabalho que ainda não fez, os próximos na fila. Na segunda, insere o que está fazendo no momento. E, na terceira, os que já pode dar como encerrados. Se transferirmos o kanban para uma sessão de estudos, podemos dizer que o “ainda por fazer” refere-se às matérias que você ainda vai estudar; o “em andamento”, às que você está resolvendo agora e o “concluído” se refere às que você já finalizou. Veja um exemplo:

kanban1

O legal do kanban é que, com ele, você pode controlar o andamento das disciplinas: quais você demorou mais para finalizar, em quais encontrou problemas e precisa fazer uma revisão (ou estudar de novo) e quais foram as mais fáceis. É simples: apenas marcar as matérias com canetas de cores diferentes, de acordo com o grau de dificuldade e o tempo que levou para concluir.

Veja outro exemplo: dessa vez, elaboramos o quadro kanban de um aluno que esteja estudando apenas a matéria de óptica, em Física. Ele pode controlar o próprio avanço na disciplina, a partir do tópico mais básico (espelhos planos).

kanban2

Com o quadro, o estudante pode controlar seu avanço em óptica: quantos tópicos ainda falta estudar, quais deles foram mais complicados de entender, quais vão precisar de uma segunda rodada de estudos.

E aí, pessoal, o que acharam? Que tal testar as propriedades do kanban? 😉

Continua após a publicidade
Publicidade