Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês
Dicas de estudo Por Blog As melhores dicas, técnicas de estudo, concentração e raciocínio para quem vai prestar o vestibular

Os melhores filmes e séries para quem gosta de biologia

Procurando mais uma série para maratonar, ou um filme para assistir naquela horinha livre do dia?

Por Ana Lourenço Atualizado em 22 mar 2019, 18h37 - Publicado em 21 set 2016, 17h21

Procurando mais uma série para maratonar, ou um filme para assistir naquela horinha livre do dia? O GUIA traz as dicas especialmente para quem curte muito biologia – lembrando que já citamos aqui os seriados mais legais para quem adora história. Fique ligado na nossa lista! Sentiu falta de algum? Deixe nos comentários! 😉

Por Rubens Oda, professor de biologia e diretor pedagógico do cursinho Descomplica

House

house

A aclamada série traz a experiência da equipe médica do hospital Princeton-Plainsboro, sob o comando do ácido Dr. House. A cada episódio, você verá várias animações de fisiologia e citologia. Aprenda sobre parasitoses, doenças degenerativas e é claro: lúpus, doença autoimune que é lembrada em quase todos os episódios.

>> 14 filmes alternativos para estudar história e atualidades

Guerra Mundial Z

Será que vírus poderiam transformar pessoas em zumbis? Difícil descrever como zumbis e biologia se relacionam sem dar spoiler. Assista a este filme repleto de ação, se assuste com os zumbis e entenda que estar doente pode ser a salvação para a fuga do apocalipse zumbi!

Jurassic Park

jurassic park

Este clássico da ficção científica traz processos muito discutidos em sala de aula. Os limites éticos da clonagem e da transgenia, a extinção de espécies e mesmo a reprodução por partenogênese aparecem entre grunhidos dos velociraptors e do grande T-Rex.

Continua após a publicidade

>> Veja filmes que se inspiraram em livros cobrados pela Fuvest

2012

Já imaginou uma tempestade de neutrinos gerar um grande aquecimento global e o fim do mundo? Com certeza, a física mostra que tal narrativa é impossível, mas por outro lado, a crescente temperatura do planeta mostra que não estamos muito distantes desse destino. Assista ao filme e repense sobre as causas e consequências do agravamento do efeito estufa, um dos temas mais cobrados nos vestibulares e no Enem.

Procurando Nemo

nemo

Se você nunca viu essa animação, aproveite! A forma como são apresentados os seres vivos do talassociclo (sim, assim que nós biólogos chamamos os oceanos!) é incrível. Entenda melhor sobre as cadeias alimentares aquáticas, os seres abissais e passe a falar em baleiês com seus pais!

>> Dicas de filmes para aumentar seu repertório cultural

Chernobyl – Sinta a radiação

Vamos levar sustos? Este ano, o acidente nuclear ocorrido na Ucrânia completou 30 anos. Os efeitos da radiação nos seres vivos e no meio ambiente são sentidos até hoje na região. Agora, criar um monstrengo que devora pessoas só é possível no filme! Observe a paisagem inóspita encontrada na região e, entre um e outro susto, pense nos efeitos imediatos e a longo prazo da radiação no corpo humano.

Wall-E

walle

Imagine a humanidade destruída pelo seu próprio lixo? Imagine uma população obesa e escrava das benesses da tecnologia? A animação Wall-E é uma grande crítica à sociedade moderna. Assista o filme, se divirta com Wall-E e E.V.A e repense suas práticas de consumo em busca do desenvolvimento sustentável.

Continua após a publicidade
Publicidade