Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês
Dicas de estudo Por Blog As melhores dicas, técnicas de estudo, concentração e raciocínio para quem vai prestar o vestibular

Palestras da USP trazem a física para o cotidiano

Programação do Instituto de Física da USP é gratuita; palestras acontecem na Biblioteca Mário de Andrade

Por Ana Prado 27 jun 2017, 15h15

Física é uma disciplina encantadora para alguns, mas aterrorizante para outros. E o Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) parece querer unir esses dois públicos com o programa Física para Todos.

O ciclo de palestras discute, a cada ano, diferentes temas que têm sempre algo em comum: como a física pode ser aplicada a situações do nosso cotidiano.

Os eventos são gratuitos e abertos para todos, com foco especial em alunos do Ensino Médio e Ensino Superior de todas as áreas. Os conceitos são apresentados em uma linguagem acessível pelos professores e pesquisadores da USP.

As palestras estão sendo realizadas no auditório da Biblioteca Mário de Andrade (Rua Consolação, 94, São Paulo, próximo à estação Anhangabaú e República do metrô). A inscrição (não obrigatória) pode ser feita no site do IFUSP.

Programação

1º/07 – Molhar ou Não Molhar: eis a questão
A palestra vai explicar, entre outras coisas, por que as superfícies de tantas folhas e insetos não se molham na chuva, como funcionam os revestimentos antiaderentes e por que as folhas de papel se molham tão facilmente.
Horário: 10h30 às 12h00

05/08 – Por que a física “é difícil”?
Visando desmistificar a ideia de que a física é para poucos, a palestra vai discutir aspectos da construção e da comunicação do conhecimento em física e sua conexão com os processos de aprendizagem desse campo.
Horário: 10h30 às 12h00

02/09 – 13 Maneiras de morrer com um Buraco Negro
O incrível poder destrutivo – e as propriedades bizarras – dos buracos negros serão abordados nessa palestra. E, para transformar o tema em algo mais próximo do público, todo esse conhecimento será apresentado de uma forma inusitada: por meio de 13 maneiras em que se pode morrer em um buraco negro.
Horário: 10h30 às 12h00


 

Continua após a publicidade

Publicidade