“Descriminar” ou “Discriminar”: qual é o certo?
Discriminar pode não ter um valor negativo em algumas frases
Descriminar ou discriminar: qual destas duas palavras está correta? Ambas – porém, seus significados são completamente diferentes, vale destacar. Ao ver determinada etnia ser vítima de preconceito, você diz que ela está sendo descriminada ou discriminada? E quando é preciso diferenciar uma cor entre tantas, há discriminação ou descriminação? É fácil, ajudaremos você a identificar o uso de cada um desses verbetes!
Descriminar é formado pelo prefixo des, que quer dizer “ação contrária” + o verbo criminar, que significa “imputar crime a” ou “acusar”. Portanto, descriminar é o mesmo que “absolver de um crime”, “inocentar”. A esse verbo, corresponde o substantivo descriminação, e não descriminalização.
Exemplo: Alguns deputados lutam para descriminar o aborto.
Discriminar significa “distinguir”, “discernir”, “separar”. Simples, não? A esse verbo, corresponde o substantivo discriminação.
Exemplo:
É preciso discriminar os votos conscientes e os votos vendidos.
A inexistência de uma política social resulta na discriminação dos pobres.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.