Assine com até 65% de desconto
Dúvidas de português Por Blog Viagem ou viajem? Haver ou a ver? Tire suas dúvidas de português aqui!

“Onde” ou “aonde”?

Por Carolina Vellei Atualizado em 24 fev 2017, 15h39 - Publicado em 10 fev 2015, 19h21

onde_aonde_abreMateria

Quando usar “onde” e quando usar “aonde”? A diferença entre essas duas palavras vai um pouco além da presença da letrinha “a” no começo de uma delas. Mas, vamos por partes.

Para começo de conversa, as duas formas estão corretas, porém, cada uma delas deve ser usada em situações distintas. Gramaticalmente, ambas fazem parte da classe dos advérbios, o que significa que “onde” e “aonde” servem para acompanhar e modificar um verbo.

Sabendo disso, vamos entender como usar cada uma delas corretamente:

Onde: Indica o lugar em que algo ou alguém está. Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento.

Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”. O verbo “encontrar” não indica movimentação. Assim como verbos como estar, ser, morar, ficar

Aonde: Também indica lugar. No entanto, deve ser usado com verbos que indicam movimento e que são regidos pela preposição “a”.

Por exemplo: “Não sei aonde íamos”; “Ele não viu aonde o filho foi”. O verbo “ir” (íamos, foi) indica a ideia de movimento. Outros com essa ideia são: chegar, voltar

DICAS IMPORTANTES!

– Se há dois verbos na frase que pedem coisas diferentes, não dá para usar nem “aonde”, nem “onde”. Exemplo: “Vou aonde você está” ou “Vou onde você está”. Os verbos “ir” e “estar” exigem construção diferente (um indica movimento e outro permanência). Além disso, o verbo “estar” não admite a preposição “a”. Achou complicado? Na dúvida, em casos como esse, o melhor é substituir pela expressão “ao lugar em que” e então a frase ficaria: “Vou ao lugar em que você está”.

Continua após a publicidade

– Evite usar “onde” quando não estiver falando de um espaço físico. Nessas situações, substitua “onde” por “em que”. Exemplo: “O conceito de análise de texto, em que se incluem noções de coesão e coerência, não foi aprendido pelos alunos”.

Para lembrar:
AONDE: usar com verbos que dão ideia de movimento. Equivale sempre a “para onde”.

Ex: Aonde você vai? | Aonde nos leva com tal rapidez?

ONDE: usar com os outros verbos, todos que não dão ideia de movimento.

Ex: Onde estão os livros? | Não sei onde te encontrar.

 

Consultoria:

– 1001 Dúvidas de Português
José de Nicola e Ernani Terra
Editora Saraiva

– Dicionário de erros correntes da Língua Portuguesa
João Bosco Medeiros e Adilson Gobbes
Editora Atlas

Continua após a publicidade
Publicidade