Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês
Dúvidas de português Por Blog Viagem ou viajem? Haver ou a ver? Tire suas dúvidas de português aqui!

“Sessão”, ou “seção” ou “cessão”?

Veja o significado desses substantivos muito semelhantes

Por Carolina Vellei Atualizado em 10 Maio 2019, 16h57 - Publicado em 7 abr 2015, 00h06

Além de “sessão” e “seção”, os estudantes ainda sofrem com mais uma opção que tem o mesmo som: “cessão”. As três palavras estão corretas e existem no dicionário, mas cada uma delas tem um uso diferente.

O exemplo mais comum de erro: escrever com Ç quando o correto é com SS. (foto: reprodução/twitter)O exemplo mais comum de erro: escrever com Ç a “sessão de cinema” (o correto é com SS). (foto: reprodução/twitter)

Essa pessoa aqui se estressou com o errinho, mas não tem problema escrever "seção". A palavra está correta, só não é a versão certa para aquele caso do cinema. (foto: reprodução/twitter)Essa pessoa aqui se estressou com o errinho, mas não tem problema escrever “seção”. A palavra está correta, só não é a versão certa para o caso do cinema. (foto: reprodução/twitter)

Esse aqui tentou prestar um serviço público aos seus seguidores no Twitter e resumiu o post de hoje. Veja abaixo a explicação detalhada! :D (foto: reprodução/twitter)Essa aqui tentou prestar um serviço público aos seus seguidores no Twitter e resumiu o post de hoje. Veja abaixo a explicação detalhada! 😀 (foto: reprodução/twitter)

Veja quando usar cada uma das versões:

SESSÃO

Vem do latim: sessione, que é a ‘ação de assentar-se, assento, cadeira’. Essa é uma boa dica para lembrar quando usar a versão com SS. Vale usar a palavra quando estiver relacionado a um evento ou local em que as pessoas irão se sentar como, por exemplo, em uma sessão de cinema. Outros exemplos: “A sessão plenária foi cancelada pela Assembleia”, “Sua sessão online irá terminar em 30 minutos” e por aí vai…

Continua após a publicidade

SEÇÃO

Também tem origem latina, da palavra sectione, que significa a ‘ação de separar cortando, corte’. Portanto, tem o sentido de divisão, subdivisão ou porção. Você deve usar essa forma quando se referir, por exemplo, a um departamento: “Estou indo à seção de higiene pessoal do supermercado”, ou em outras situações em que é necessário especificar uma parte de um todo: “A seção de esportes (a parte do jornal) falava bem da Seleção Brasileira”.

CESSÃO

A outra versão da palavra, que começa com C e tem SS, deriva do latim cessione, que é a ‘ação de ceder, cessão, transferência’. Fácil, né? Exemplos de uso: “O jogador negocia a cessão de sua imagem para a publicidade” ou “O valor anual da cessão de energia é alto para pequenas empresas”.

Mas, calma! O texto ainda não acabou! 😀

E, por fim, a versão SECÇÃO, que está em desuso (tem o mesmo significado de “seção”), mas que ainda é vista por aí, principalmente em matemática.

Continua após a publicidade
Publicidade