logo-ge

“A partir de” ou “à partir de”?

partir-de

Essa é comum encontrarmos em eventos, lojas, shoppings, tudo que envolve comércio! O show será aberto ao público a partir das 14h”, ou seria “O show será aberto ao público à partir das 14h”?

Para responder a essa questão, devemos retomar as regras da crase. A crase é proibida antes de substantivos masculinos, entre palavras repetidas (dia a dia, por exemplo), e… antes de verbos! Veja aqui um detalhamento maior sobre a crase.

Não são todos que lembram desta regra, que não é a mais conhecida. Portanto, já que partir é verbo, o correto é “a partir de”, sem a crase. Veja mais exemplos:

A reunião ocorrerá a partir das 20h.
 Ele estará no aeroporto a partir das 11h30.

Note: Esta regra refere-se ao verbo, e não ao horário. Se a frase se tratar de uma indicação de hora exata, a crase é obrigatória: “A reunião começará às 20h” e “Ele estará no aeroporto às 11h30”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s