logo-ge

“Álcool em gel” ou “álcool gel”?

Qual das duas formas está certa de acordo com a norma culta? Ou ambas estão? Especialista responde!

Tanto o termo “álcool em gel” como só “álcool gel” têm aparecido bastante nos textos informativos de prevenção da pandemia do covid-19. Mas qual das duas formas está certa de acordo com a norma culta? Ou ambas estão? Para esclarecer esta dúvida, pedimos (de forma remota, claro) a ajuda de Henrique Braga, professor de português do curso Anglo.

“Temos que levar em conta que a noção de norma culta está ligada à tradição. ‘Álcool gel’ ou ‘álcool em gel’ são expressões novas, que ainda não têm uma tradição gramatical para indicar que pessoas cultas usam determinada forma”, explica Braga.

Ainda segundo o professor, as duas formas de escrita têm lógica. Ele explica que, às vezes, um substantivo vira adjetivo para especificar um termo: é o caso de “caneta tinteiro” e do próprio “álcool gel”. Também se usa uma expressão preposicionada, como “álcool em gel”,  para dizer o tipo daquele produto. Outros exemplos são “sabão em pó” ou “sabão em barra”.

“Não tem erro ou acerto. O certo é usar ‘álcool gel’ ou ‘álcool em gel’ sempre que possível para higienizar as mãos. Isso é a prioridade agora”, afirma Braga.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.