Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês
Dúvidas de português Por Blog Viagem ou viajem? Haver ou a ver? Tire suas dúvidas de português aqui!

“Assesso” ou “acesso”?

Uma dica: aqui no GUIA você tem acesso à informação de qualidade

Por Juliana Morales 23 mar 2021, 16h37

Essa dúvida não tem variações ou segredo: a forma correta é “acesso”, grafada com C. A palavra “assesso” não existe na língua portuguesa.

De acordo com o dicionário Michaelis, o substantivo “acesso” se refere ao “ato e resultado de ingressar”, à “possibilidade de chegar”.

A questão entrou em discussão nas redes sociais após o secretário especial de Cultura do governo federal, Mário Frias, cometer o erro ortográfico em comentário na publicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro. O ator escreveu  “assesso” – forma incorreta, como já vimos – para falar do direito à cultura para todos os brasileiros.

Mais tarde, o comentário foi corrigido pelo secretário.

Continua após a publicidade

Comentário Instagram
Instagram/Reprodução

Uso da crase

Mais uma dúvida que pode surgir: o certo é “acesso a cultura” ou “acesso à cultura” (com crase)? O GUIA te explica!

Indicada pelo uso do acento grave (`), a crase representa a contração de dois As: a preposição A e o artigo definido A (e a forma plural: As). Ela deve ser usada antes de substantivos femininos antecedidos pelo artigo “a” ou antes de pronomes demonstrativos que comecem com a vogal “a”.

Um macete para quando surgir uma dúvida em relação à crase é substituir a palavra em questão por uma palavra masculina. Se o “a” virar “ao”, há crase. Por exemplo: se substituir a palavra “cultura” por “trabalho” (substantivo masculino), ficaria “acesso ao trabalho”. Logo, o correto seria: “Vamos trabalhar incansavelmente para que todos os brasileiros tenham acesso à cultura”.

Quer mais dicas de Português? Temos aqui! E, claro, se surgir outras dúvidas, manda para a gente por meio das redes sociais do GUIA. É sempre um prazer te ajudar! 

Quero Bolsa | Graduação, pós-graduação e técnico. Bolsas de Estudo com desconto de até 75% em mais de 1100 faculdades em todo o Brasil. Saiba mais!

Continua após a publicidade

Publicidade