logo-ge

“Chegar em” ou “chegar a”?

Veja qual é o certo

chegar

Como sabemos bem, a conjugação formal dos verbos nem sempre está de acordo com as transformações que a língua sofre ao longo dos anos, ou também com as mudanças que cada país promove no seu modo de falar um idioma compartilhado com outros.

Como não podia deixar de ser, é o caso do português, cujas regras formais ainda estão presas ao modo de Portugal. Por isso, a conjugação correta de “chegar” não permite a preposição “em”. Ou seja, na norma culta, não se pode falar “cheguei em casa”, mas sim “cheguei a casa”! Parece um pouco esquisito, não é?

E é, porque, enquanto em Portugal a frase soaria natural, no Brasil as coisas são diferentes. O modo com que o português brasileiro se desenvolveu permite que as frases “cheguei em casa”, “chegamos em Belo Horizonte”, ou “ela chegou em Londres na noite passada” sejam consideradas corretas, porque a linguística moderna entende que o idioma se transforma de acordo com os falantes.

Por enquanto, oficialmente, o correto é usar a preposição “a”. Mas não se preocupe: nenhuma banca corretora de redação vai tirar ponto de você se usar “em”. 😉

Fonte: 1001 dúvidas de português, José de Nicola e Ernani Terra. Editora Saraiva

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s