Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Dúvidas de português

Continua após publicidade

Corrigimos os deslizes do post do Ministério da Ciência que viralizou

A mensagem, que foi publicada em homenagem ao dia dos professores, tinha uma série de errinhos e foi apagada depois de virar meme

Por Taís Ilhéu
16 out 2019, 14h14

Errar na gramática não só é humano como perfeitamente perdoável em algumas situações. Afinal, a língua portuguesa não tem nada de simples, e que atire a primeira pedra quem nunca ficou em dúvida na hora de usar uma crase. Até a gente, aqui do GUIA, já cometeu alguns “deslizes” gramaticais e foi corrigido por leitores atentos (e que com certeza vão mandar muito bem na redação do Enem). 

Justamente por considerarmos mais que bem-vindas essas correções para quem precisa estar em dia com a norma culta, resolvemos trazer para vocês uma versão corrigida da mensagem do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) aos professores, publicada ontem na conta da pasta no Twitter. O tuíte e a postagem no Facebook, que por sinal já foram apagados pelo MCTIC, viralizaram assim que foram postados por conta dos vários erros de concordância, acentuação, pontuação, coesão e outros desvios da norma culta.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Se você já escorregou em alguma dessas regrinhas em um textão do Facebook a gente entende, mas fique esperto porque saber transitar entre variantes linguísticas é importante para quem quer passar no vestibular 😉 Confira a versão original e depois a revisada da homenagem de Marcos Pontes e cia. pelo Dia dos Professores!

 

Versão original

 

Corrigida

 

Hoje é o dia do profissional sem o qual nada seria possível: o professor. Todos os que venceram e se tornaram ícones, referências e mudaram a história da humanidade para sempre um dia tiveram um professor que os encaminhou, ensinou e lhes abriu a mente para receber o conhecimento e ir além. A vocês, profissionais do ensino que se dedicam de corpo e alma à missão de formar pessoas e qualificar profissionais, toda a gratidão e cumprimentos pelo seu dia. Parabéns, mestres; parabéns, professores. A ciência e a tecnologia, que são o alicerce de muitas nações desenvolvidas, dependem muito desse profissional e de sua dedicação em sala, não apenas para ensinar, mas, com o seu amor pela profissão e por seus alunos, fazer com que tomem gosto por essas áreas, incentivando-os a dar o primeiro passo em direção ao conhecimento. Além do Dia do Professor, outubro é também o mês da Ciência e Tecnologia em todo o Brasil e a Semana Nacional de Ciência em Brasília (SNCT), que acontece de 21 a 27 de outubro. Participe da SNCT em Brasília ou em sua cidade.

 

 

Publicidade
Corrigimos os deslizes do post do Ministério da Ciência que viralizou
Estudo
Corrigimos os deslizes do post do Ministério da Ciência que viralizou
A mensagem, que foi publicada em homenagem ao dia dos professores, tinha uma série de errinhos e foi apagada depois de virar meme

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.