Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês
Dúvidas de português Por Blog Viagem ou viajem? Haver ou a ver? Tire suas dúvidas de português aqui!

“Entre eu e ele” ou “entre mim e ele”?

Aprenda o uso correto de pronomes do caso reto e oblíquos

Por Ana Lourenço Atualizado em 3 Maio 2019, 16h10 - Publicado em 22 ago 2016, 23h28

Digamos que você tenha um problema a ser resolvido com um amigo e uma outra amiga tenta interferir. Você diria para ela: “Isso é entre mim e ele” ou “isso é entre eu e ele”? Buzina para quem optou pela segunda. O correto é “entre mim e ele”! A explicação é simples e envolve o conhecimento básico sobre o uso dos pronomes.

Vamos relembrar: Os pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele/a, nós, vós) assumem, na maioria das vezes, a função de sujeito de uma oração. Enquanto isso, os pronomes pessoais oblíquos (mim, comigo, contigo) assumem a função de complemento, na maioria das vezes como objeto da oração.

Assim, é incorreto usar eu, pronome do caso reto, como objeto da oração “isso é entre eu e ele”. O correto é usar o pronome que já assume esta função: o mim. É a mesma lógica, por exemplo, da frase “Ele enviou o presente para mim”: no caso, o sujeito é ele, pronome pessoal do caso reto, e o complemento do objeto é mim, pronome pessoal oblíquo.

Pelo mesmo motivo, nunca devemos escrever “para mim fazer” e semelhantes: pronome oblíquo jamais pode ser sujeito de uma oração. Fique ligado!

 

Continua após a publicidade
Publicidade