logo-ge

Imprecionante ou impressionante?

É impressionante (do jeito certo!) como sempre acontece uns deslizes de gramática, né?

É impressionante (do jeito certo!) como sempre acontece um deslize de gramática por aí, mesmo com palavras que aparecem bastante no nosso dia a dia, né? Acontece. É comum surgir uma confusão se uma palavra é com SS mesmo (ou seria com C, Ç, S?). Bom, vamos te ajudar a fugir desses erros com algumas regras para uso de palavras com SS, que é o caso de “impressionante”. “Imprecionante”, com C, não existe na forma culta do Português.

Quando “substitui” o hífen 

De acordo com Novo Acordo Ortográfico, que passou a vigorar a partir de 2009, nas formações de palavras em que o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com as consoantes s ou r, a consoante deverá ser duplicada. Assim, palavras que anteriormente eram separadas com hífen, muitas vezes, são escritas com SS.

Exemplos: antissocial; autossuficiência; psicossocial; infrassom; psicossocial.

Veja também

Quando verbos terminam em GREDIR, MITIR, CEDER, PRIMIR, CUTIR, METER

Verbos que terminam em ceder, primir, gredir, mitir, meter e cutir costumam formar substantivos escritos com SS.

Exemplos: proceder/processo; emitir/emissão; transgredir/transgressão; reprimir/repressão; comprometer/compromisso; repercutir/repercussão.

Quando palavras com SS (e som de S) ficam entre vogais

Palavras que têm o som de S que ficam entre vogais são escritas com SS, como é o caso de “pressa” (no sentido de ter urgência). Cuidado para não confundir com o som de Z, como “presa”.

Exemplos: espesso; promessa; sossego; sessenta

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.