logo-ge

Pluvial ou fluvial?

Geografia e gramática de uma vez só

Mais um caso de parônimo: tanto pluvial quanto fluvial são palavras que existem, têm escrita e pronúncia muito parecidas mas significados diferentes! Ambos são adjetivos que caracterizam a origem da água: no caso de pluvial a água é oriunda da chuva, e fluvial dos rios. 

Essa diferenciação é muito importante principalmente em questões de geografia, quando as palavras são relacionadas a fenômenos climáticos ou até mesmo tipos de transporte. 

Você já ouviu falar, por exemplo, que o Brasil tem alto potencial para o transporte fluvial? Pois é, significa que temos muitos rios com capacidade para barcos e navios de carga transportarem mercadorias. 

pluvial pode ser aplicado, por exemplo, para se referir ao volume de chuva: quando dizemos que uma região terá altos índices pluviométricos durante um período de tempo significa que choverá muito por lá!

Veja outros casos em que pluvial e fluvial podem ser aplicados:

  • A piranha é um peixe fluvial. 
  • Construíram um reservatório para armazenar a água pluvial.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s