logo-ge

Qual o significado de “melindrar”?

Provavelmente, todo mundo concluiu pelo contexto que não é coisa muito boa

Provavelmente, todo mundo concluiu pelo contexto da mensagem do Ministro da Justiça Sérgio Moro, divulgada ontem pelo site The Intercept Brasil, que melindrar não é coisa muito boa. Segundo a reportagem, o então juiz não queria “melindrar” o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso investigando-o na Lava Jato, já que este seria um importante aliado. Mas como nem só de intuição vive o vestibulando, aí vai o significado dessa palavra um tanto inusual, mas que vá lá, pode aparecer em algum livro mais antigo — ou texto jurídico.

O verbo (transitivo direto e pronominal) melindrar significa nada mais nada menos que ofender, e poderia facilmente ser substituído por aborrecer, chatear, magoar. Se quisesse usar outro sinônimo à altura, você pode também substituí-lo por susceptibilizar.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s