logo-ge

2 quadrinhos inspirados por livros clássicos

Veja dicas de histórias em quadrinhos que recriam obras literárias brasileiras

Imagem da HQ “O Alienista”

Imagem da HQ “O Alienista” (Reprodução/Divulgação)

Na semana passada, publicamos um post com 7 dicas de filmes inspirados em clássicos da literatura brasileira. Agora, vamos falar sobre quadrinhos que se baseiam em livros e podem ser de ajuda para a sua compreensão. É preciso lembrar que se trata de outra criação artística, não necessariamente fiel à obra original que a inspirou.

O ALIENISTA
De Machado de Assis, por Fábio Moon e Gabriel Bá.
Editora Agir, 72 páginas (21 x 28 cm).

Os irmãos gêmeos Fábio e Gabriel adaptaram para a linguagem dos quadrinhos o famoso conto de Machado de Assis, no qual a política e os valores científicos do século XIX são satirizados. O médico Simão Bacamarte se instala na Vila de Itaguaí, no Rio de Janeiro, e passa a estudar a loucura, internando num hospício várias pessoas aparentemente sãs. Isso revolta a população e conduz a reviravoltas. A ironia machadiana é bem captada nos desenhos.

A RELÍQUIA
De Eça de Queirós, por Marcatti.
Conrad Editora, 224 páginas

Nessa obra, Eça critica o exacerbado catolicismo português. Teodorico Raposo é um órfão que vive desde criança sob os cuidados da tia, uma carola fervorosa e rica que está cercada de bajuladores. O rapaz passa horas rezando com a tia, mas à noite se transforma no “Raposão”, que adora bons vinhos e belas mulheres. Marcatti, artista respeitado nos quadrinhos nacionais, fez aqui pela primeira vez uma história de época, acrescentando um humor próprio à ironia de Eça.

Que outro quadrinho inspirado em uma obra clássica você curte? Deixe sua indicação nos comentários!

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.