Assine com até 65% de desconto
Estante Por Blog Um blog colaborativo feito por e para quem ama livros. Quer participar? Envie sua contribuição com nome, idade e cidade para redacaoguia@gmail.com

8 sites para baixar livros de graça (e legalmente)

Listamos oito sites que disponibilizam milhares de livros para download, tanto em português quanto em outras línguas!

Por Ana Lourenço Atualizado em 27 set 2019, 18h45 - Publicado em 17 Maio 2016, 23h26

Nada atrai mais o leitor de coração do que “livros” + “de graça”, certo? O surgimento de verdadeiras bibliotecas online, com obras de domínio público totalmente digitalizadas ou em formato PDF, é um verdadeiro oásis para quem ama ler mas não quer (ou não pode) gastar dinheiro comprando as versões físicas.

Aqui, listamos oito sites que disponibilizam milhares de livros para download, tanto em português quanto em outras línguas. Várias obras pedidas em listas obrigatórias dos vestibulares podem ser baixadas. Já deixe preparada a lista de favoritos! :)

livros-download
Imagem: iStock

Portal Domínio Público

Lançado pelo governo federal em 2004, o portal Domínio Público traz também livros em coleções – como a obra completa de Machado de Assis, ou a Divina Comédia traduzida -, e permite que o usuário pesquise dentro do acervo de música do portal.

Feedbooks

A Feedbooks, francesa, tem tanto livros em domínio público quanto obras originais disponibilizadas por seus autores (de graça ou pagas). Livros em inglês.

Biblioteca Brasiliana

A Biblioteca Brasiliana, da Universidade de São Paulo (USP), tem digitalizados quase 4 mil livros, manuscritos, periódicos e imagens de acervo histórico. Dá para acessar documentos antigos, livros dos séculos 18 e 19, além de uma série de mapas e ilustrações históricas.

Continua após a publicidade
+ LEIA MAIS +
– 5 livros que todo vestibulando precisa ler
– Os autores que mais aparecem no Enem
– Por que ler os clássicos?

Acervo de obras raras da USP

O acervo digital Obras Raras, disponibilizado pela USP, também traz milhares de livros raros de séculos anteriores, de todas as partes do mundo, além de coleções de jornais antigos.

Open Library

A Open Library faz parte do projeto Internet Archive, que oferece acesso gratuito e ilimitado a todo conteúdo digital disponível e de uso público, desde filmes, livros, música, até conteúdos históricos em geral, com a intenção de prevenir que esse conteúdo seja perdido. Assim, a Open Library também possui um enorme acervo de livros para download, mas vai além, catalogando também livros que ainda não estão acessíveis em domínio público.

Cultura Acadêmica

A Cultura Acadêmica é um selo da Editora Unesp, pertencente à Universidade Estadual Paulista (Unesp). O catálogo do site é composto por livros acadêmicos de várias áreas do conhecimento, muitos deles disponíveis para download gratuito em PDF.

Project Gutenberg

O Project Gutenberg é o primeiro acervo digital de livros do mundo, fundado em 1971, e oferece livros em várias línguas (inclusive em português). Também faz parte do Internet Archive.

Universia Livros

O Universia Livros é promovido pela Universia, rede de cooperação universitária da América Latina. Atualmente, tem vários livros de domínio público disponíveis, incorporando também livros de autores que desejem distribui-los gratuitamente.

Continua após a publicidade
Publicidade