Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Estante

Por Blog
Um blog colaborativo feito por e para quem ama livros. Quer participar? Envie sua contribuição com nome, idade e cidade para redacaoguia@gmail.com
Continua após publicidade

Clube do Livro GE: 3 pontos para ficar atento ao ler “O Cortiço”

Professor discute questões importantes sobre a obra de Aluísio Azevedo, livro do mês do Clube do Livro GE

Por Ana Lourenço, Odhara Caroline Rodrigues
Atualizado em 11 abr 2018, 19h45 - Publicado em 24 mar 2017, 15h22
(Reprodução/Wikimedia Commons)

O escolhido do mês para o nosso Clube do Livro é “O Cortiço”, obra publicada em 1890 de autoria de Aluísio Azevedo. A obra já é figurinha carimbada na lista de leitura obrigatória da Fuvest, além de ser o maior expoente da literatura naturalista brasileira — gênero inaugurado por aqui pelo próprio Aluísio, com a obra “O Mulato”, de 1881.

O Guia do Estudante conversou com o professor de Humanidades do Sistema de Ensino Poliedro, João Luís de Almeida Machado, sobre os três principais pontos para ficarmos atentos ao ler o livro. E para ajudar ainda mais, a gente ainda separou um resumo e uma análise do livro para você. Ah, e não esqueça: nesta semana faremos dois lives no Facebook pra discutir a obra, viu? A gente te espera! 

O contexto histórico do autor

Continua após a publicidade

“A princípio, é muito importante que o estudante fique atento ao autor da obra, Aluísio de Azevedo. Ele tem três obras referenciais na literatura: O Cortiço, O Mulato e Casa de Pensão. As obras são importantes porque ele é considerado o criador do naturalismo no Brasil. Essa é uma vertente do realismo, a qual navega no que estava vigendo na Europa a partir do fim do século XIX: uma literatura que busca descrever de uma forma bastante realista o cotidiano das pessoas. Literalmente, os romances do período vão apresentar a realidade da forma mais dura possível, com forte enfoque social”, explica João. “Uma referência para a obra de Aluísio é o trabalho do francês Émile Zola, que no livro Germinal discutiu as condições de vida e trabalho dos mineradores franceses do século XIX”.

Narrativa

O professor explica que O Cortiço se adequa à categoria de romance experimental. “Ele deixa de lado qualquer tipo de idealização e romantismo. Prevalece uma visão muito crua, muito ‘a vida como ela é’, e não como ela deveria ser”, resume. “O Cortiço apresenta um lado até então pouco explorado na literatura brasileira, principalmente no romantismo: o de uma sociedade pobre e excluída. Ao mesmo tempo, ele desnuda a sordidez humana e a vileza das pessoas. O personagem principal, João Romão, é um sujeito que se aproveita dos outros para crescer na vida ao longo de toda a narrativa. Ele não tem um filtro, nem muitos escrúpulos. Mas ele não é julgado por seus fatos e não existe uma condenação dele; o que existe são os fatos.”

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

A linguagem

O vocabulário de O Cortiço acompanhou o aprofundar do livro nas camadas mais pobres da sociedade brasileiro. Conforme explica João: “O linguajar da obra retrata que os personagens são de periferia e tem origem humilde. É um vocabulário em que falta polidez e instrução; o populacho se destaca”.

(GE/Guia do Estudante)
Publicidade
Clube do Livro GE: 3 pontos para ficar atento ao ler “O Cortiço”
Clube do Livro GE: 3 pontos para ficar atento ao ler “O Cortiço”
Professor discute questões importantes sobre a obra de Aluísio Azevedo, livro do mês do Clube do Livro GE

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.