Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês
Estante Por Blog Um blog colaborativo feito por e para quem ama livros. Quer participar? Envie sua contribuição com nome, idade e cidade para redacaoguia@gmail.com

Da Vinci, Jane Austen e Lewis Carroll: Veja imagens de seus manuscritos

Biblioteca Britânica lançou uma coleção só com as páginas digitalizadas das raridades em seu acervo

Por Ana Lourenço Atualizado em 3 Maio 2019, 17h08 - Publicado em 28 jul 2016, 20h48

Muitas das obras clássicas antigas foram escritas completamente à mão, principalmente quando este era o único meio disponível para produzir um romance! Imagine só o trabalho para escrever centenas e centenas de páginas sem o auxílio da tecnologia. Mas, felizmente para nós, muitos dos manuscritos originais foram salvos e preservados. A Biblioteca Britânica lançou uma coleção, chamada Turning the Pages (Virando as Páginas, em tradução livre), só com as páginas digitalizadas das raridades em seu acervo.

>> 8 sites para baixar livros de graça

Tem de tudo: desde obras sobre Medicina até bíblias e textos religiosos, mas também podemos encontrar os manuscritos de grandes autores, como Jane Austen, as anotações dos cadernos de Leonardo Da Vinci, a primeira versão de Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll (com ilustrações e tudo!) e, também, composições de Mozart. Veja algumas das imagens abaixo.

alice-lewis-carroll

A primeira versão de Alice no país das maravilhas, na verdade, era nomeada Alice’s Adventures Underground (algo como Aventuras subterrâneas de Alice). As ilustrações são todas de Lewis Carroll.

>> Os livros clássicos que marcaram a nossa vida

jane-austen

Não é Orgulho e preconceito: na adolescência, Jane Austen iniciou sua carreira como escritora fazendo livros de… história! Este, no caso, é o livro chamado por ela de História da Inglaterra, em que relata a vida dos monarcas britânicos, por vezes fazendo referências a si própria ou à família durante o texto. As ilustrações são de sua irmã, como ela imaginava que os reis eram.

Continua após a publicidade

da-vinci

O caderno de Leonardo Da Vinci reúne várias anotações sobre vários assuntos, entre observações e reflexões do gênio da Renascença. A compilação da Biblioteca Britânica reúne várias páginas de épocas diferentes, todas escritas em italiano, no estilo típico de Da Vinci: da direita para a esquerda. Na página acima, ele anota um estudo sobre reflexão em espelhos côncavos.

>> 5 livros clássicos que todo vestibulando precisa ler

mozart

O manuscrito é a compilação de composições feitas por Mozart nos sete últimos anos de sua vida, período em que produziu seu trabalho mais famoso. As páginas da direita contêm a partitura, e as da esquerda anotações gerais sobre o desenvolvimento das sinfonias, óperas ou sonatas.

vesalius

Não é um manuscrito, mas é uma das obras mais célebres da literatura médica. O livro De humani corporis fabrica (Da organização do corpo humano, em tradução do latim) foi escrito pelo médico Andreas Vesalius, em 1543, e representou um grande avanço no estudo da anatomia humana.

Acesse aqui todo o acervo online da coleção no site da Biblioteca Britânica

Continua após a publicidade
Publicidade