Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Estante

Por Blog
Um blog colaborativo feito por e para quem ama livros. Quer participar? Envie sua contribuição com nome, idade e cidade para redacaoguia@gmail.com
Continua após publicidade

Livro “A culpa é das estrelas” é banido de escolas de ensino fundamental nos EUA

Por Ana Lourenço
Atualizado em 24 fev 2017, 15h41 - Publicado em 7 out 2014, 20h55

Chorou lendo o livro ou assistindo ao filme de “A culpa é das estrelas”? Pois é: nem todo mundo acha que o livro pode ser uma boa opção de leitura para qualquer um. Um comitê de escolas públicas de ensino fundamental em Riverside, na Califórnia (EUA), baniu os exemplares da obra de John Green de suas bibliotecas. O motivo? Falar de sexo e morte seria inapropriado para estudantes dessa faixa etária.

The Fault In Our Stars

A mãe de dois alunos de uma das escolas, Karen Krueger, fez uma reclamação ao comitê depois que sua filha trouxe o livro para casa. Para ela, a leitura seria inadequada a alunos do ensino fundamental por tratar de adolescentes com câncer, usando linguagem ofensiva, além de cenas de sexo. “Eu só não acho que seja apropriado que estudantes de 11, 12 ou 13 anos leiam esse tipo de coisa”, explicou ela. Com isso, o comitê abriu o caso para votação. A retirada do livro venceu por esmagadores 6 votos a 1, mas a obra ainda está disponível para os estudantes do ensino médio.

Ao saber do caso, o autor John Green fez um comentário recheado de ironia no Tumblr, dizendo que está, ao mesmo tempo, “feliz e triste” com a decisão. “Eu estou feliz porque aparentemente as pessoas jovens em Riverside nunca vão testemunhar a morte, já que não estarão lendo meu livro, o que é ótimo para elas. Mas também estou triste porque eu realmente esperava ser capaz de introduzir a ideia de que seres humanos morrem, e acabar com seus sonhos de imortalidade”, disse o autor.

Bem inusitado, né? Mas esse não é o primeiro livro a ser banido de escolas. Pelo contrário: a lista de livros banidos só aumenta a cada dia, seja em escolas, cidades ou países. Veja a lista com os 5 proibidos mais populares:

Continua após a publicidade

capas

1. Harry Potter, J. K. Rowling: Nem o Harry escapou! A série de livros foi censurada nos Emirados Árabes Unidos por incentivar a bruxaria e foi alvo de protestos nos EUA (onde chegou a ser banida em alguns lugares) e até no Brasil.

2. As vantagens de ser invisível, Stephen Chbosky: A obra está na lista dos livros mais banidos dos EUA por tratar de álcool, sexualidade explícita, drogas e homossexualidade.

3. Jogos vorazes, Suzanne Collins: A história de Katniss entra para a lista sob o motivo de “trazer um ponto de vista religioso inapropriado para a faixa etária”.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

4. Quem é você, Alasca?, John Green: Mais uma do John Green! A obra foi banida por conter “álcool, drogas e cigarro e conteúdo sexualmente explícito”.

5. Crepúsculo, Stephenie Meyer: Os vampiros de Crepúsculo também não agradaram a todos. A série está incluída entre os livros proibidos nos EUA por “terem apelo sexual forte” e tratarem de assuntos sobrenaturais.

E você, o que achou da proibição de “A culpa é das estrelas”? Concorda com as justificativas? :)

culpa-estrelas-gif

Publicidade
Livro “A culpa é das estrelas” é banido de escolas de ensino fundamental nos EUA
Livro “A culpa é das estrelas” é banido de escolas de ensino fundamental nos EUA
Chorou lendo o livro ou assistindo ao filme de “A culpa é das estrelas”? Pois é: nem todo mundo acha que o livro pode ser uma boa opção de leitura para qualquer um. Um comitê de escolas públicas de ensino fundamental em Riverside, na Califórnia (EUA), baniu os exemplares da obra de John Green de […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.