logo-ge

Livro “A culpa é das estrelas” é banido de escolas de ensino fundamental nos EUA

Chorou lendo o livro ou assistindo ao filme de “A culpa é das estrelas”? Pois é: nem todo mundo acha que o livro pode ser uma boa opção de leitura para qualquer um. Um comitê de escolas públicas de ensino fundamental em Riverside, na Califórnia (EUA), baniu os exemplares da obra de John Green de suas bibliotecas. O motivo? Falar de sexo e morte seria inapropriado para estudantes dessa faixa etária.

The Fault In Our Stars

A mãe de dois alunos de uma das escolas, Karen Krueger, fez uma reclamação ao comitê depois que sua filha trouxe o livro para casa. Para ela, a leitura seria inadequada a alunos do ensino fundamental por tratar de adolescentes com câncer, usando linguagem ofensiva, além de cenas de sexo. “Eu só não acho que seja apropriado que estudantes de 11, 12 ou 13 anos leiam esse tipo de coisa”, explicou ela. Com isso, o comitê abriu o caso para votação. A retirada do livro venceu por esmagadores 6 votos a 1, mas a obra ainda está disponível para os estudantes do ensino médio.

Ao saber do caso, o autor John Green fez um comentário recheado de ironia no Tumblr, dizendo que está, ao mesmo tempo, “feliz e triste” com a decisão. “Eu estou feliz porque aparentemente as pessoas jovens em Riverside nunca vão testemunhar a morte, já que não estarão lendo meu livro, o que é ótimo para elas. Mas também estou triste porque eu realmente esperava ser capaz de introduzir a ideia de que seres humanos morrem, e acabar com seus sonhos de imortalidade”, disse o autor.

Bem inusitado, né? Mas esse não é o primeiro livro a ser banido de escolas. Pelo contrário: a lista de livros banidos só aumenta a cada dia, seja em escolas, cidades ou países. Veja a lista com os 5 proibidos mais populares:

capas

1. Harry Potter, J. K. Rowling: Nem o Harry escapou! A série de livros foi censurada nos Emirados Árabes Unidos por incentivar a bruxaria e foi alvo de protestos nos EUA (onde chegou a ser banida em alguns lugares) e até no Brasil.

2. As vantagens de ser invisível, Stephen Chbosky: A obra está na lista dos livros mais banidos dos EUA por tratar de álcool, sexualidade explícita, drogas e homossexualidade.

3. Jogos vorazes, Suzanne Collins: A história de Katniss entra para a lista sob o motivo de “trazer um ponto de vista religioso inapropriado para a faixa etária”.

4. Quem é você, Alasca?, John Green: Mais uma do John Green! A obra foi banida por conter “álcool, drogas e cigarro e conteúdo sexualmente explícito”.

5. Crepúsculo, Stephenie Meyer: Os vampiros de Crepúsculo também não agradaram a todos. A série está incluída entre os livros proibidos nos EUA por “terem apelo sexual forte” e tratarem de assuntos sobrenaturais.

E você, o que achou da proibição de “A culpa é das estrelas”? Concorda com as justificativas? :)

culpa-estrelas-gif

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s