Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Estante

Por Blog
Um blog colaborativo feito por e para quem ama livros. Quer participar? Envie sua contribuição com nome, idade e cidade para redacaoguia@gmail.com
Continua após publicidade

Resenha: “O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares”

Livro ganhou uma adaptação para o cinema. Conheça o enredo e por que ele conquistou tantos fãs

Por Lucas Michelani
Atualizado em 15 abr 2024, 16h19 - Publicado em 10 nov 2016, 19h10

“Eu tinha acabado de aceitar que minha vida seria apenas comum quando as coisas extraordinárias começaram a acontecer comigo”. É assim que Ransom Riggs, cineasta e autor de O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, abre a fascinante história de Jacob Portman, garoto de 16 anos que vive um tanto resignado, com poucos amigos e um trabalho entediante na franquia de supermercados de sua família no leste dos Estados Unidos.

Jacob cresceu ouvindo as fantásticas histórias de seu avô, Abe Portman, sobre um orfanato único em que havia crescido durante a Segunda Guerra Mundial. Nesse casarão, no meio de uma ilha do País de Gales, moravam crianças que possuíam habilidades especiais sob a proteção da senhorita Peregrine.

De uma garota que flutua até um menino que possui um enxame de abelhas dentro do corpo, Jacob se fascinava com cada história e, para comprovar todas elas, seu avô mantinha dentro de uma caixa de sapato, debaixo da cama, fotos desbotadas da maioria desses seres. Com o passar dos anos, no entanto, Jacob começou a desconfiar desse mundo mágico conforme se adequava à realidade sem graça de seu cotidiano, e enterra de vez os “contos de fadas” de seu avô.

Em um entardecer, porém, depois de receber um telefonema desesperado de seu avô, Jacob vai até sua casa em um condomínio no subúrbio da cidade e o encontra no meio de um matagal nos fundos de seu terreno, ensanguentado e a um fio da morte. Desesperado, o menino procura em volta o autor de tamanha atrocidade, para se deparar com uma criatura medonha e disforme no meio da escuridão.

A partir daí seguimos Jacob em um enorme tormento psicológico regado por pesadelos, angústias, frustrações e idas ao psiquiatra. Até que, em seu aniversário, recebe das mãos de sua tia um presente deixado por seu avô, uma pista de suas últimas palavras que o levará a por à prova a veracidade de todas as histórias ouvidas em sua infância, e conhecer as crianças peculiares do orfanato da srta. Peregrine.

Continua após a publicidade

Ramson Riggs escreve uma história cheia de mistérios com uma trama espetacular. Sua narrativa é quase cinematográfica (motivo que possivelmente levou Tim Burton a dirigir o filme homônimo) e o mundo criado para abrigar as crianças peculiares é, de fato, peculiar.

Nos primeiros momentos, após a morte do avô Portman, o autor explora bem a temática do trauma vivido por aqueles que enfrentaram a Segunda Guerra Mundial e que, para superar essa dor, criaram outra realidade – bem como o trauma da perda de um ente querido, adicionado ao choque de ser o único a ver o verdadeiro assassino de seu avô.

Em determinadas partes do livro, após esse primeiro devaneio entre o real e o imaginário, o leitor pode se perguntar se aquilo que Jacob está vivendo é mesmo real ou parte de suas fantasias para superar os eventos que presenciou.

Outro ponto interessante na narrativa de Riggs é o que o teórico suíço Tzvetan Todorov chama de maravilhoso fantástico, ou seja, o sobrenatural “[…] explicado de uma maneira racional mas a partir de leis que a ciência contemporânea não reconhece.” (Todorov, 2012, p.63).

Assim, a existência das crianças peculiares é explicada pela própria srta. Peregrine: “A composição da espécie humana é infinitamente mais diversa do que a maioria dos humanos suspeita […]. Para começar, há uma dicotomia simples: existem os coerlfolc, a grande massa de pessoas comuns que formam a numerosa humanidade, e há o ramo oculto, os cripto-sapiens, se preferir, que são chamados de syndrigast, ou espírito peculiar […]. Como sem dúvida você já deve ter percebido, aqui nós somos desse último tipo” (Riggs, 2008, p.144). Introduz-se ao leitor a verossimilhança narrativa, ou seja, uma realidade plausível segundo as leis criadas por Riggs.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Embora a obra possa ser considerada um Young Adult, o autor parece não conseguir manter uma consistência estilística: apesar dos palavrões densos proferidos algumas vezes pelas personagens, há um clímax fraco um tanto desorientado. O não aprofundamento das relações de Jacob com sua vida nos EUA torna talvez um pouco óbvio o desfecho da trama. Da mesma forma, as crianças peculiares, que possuem um potencial muito grande, poderiam ter sido mais desenvolvidas. Fica então em aberto um gancho narrativo que será desenvolvido nos próximos dois livros da trilogia, com mais mistérios e peculiaridades.

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares
Autor: Ransom Riggs
Editora: 
LeYa
Nº de Páginas: 336

Por Lucas Michelani, 20 anos, de Americana/SP. Aluno de Estudos Literários na UNICAMP

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Resenha: “O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares”
Estudo
Resenha: “O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares”
Livro ganhou uma adaptação para o cinema. Conheça o enredo e por que ele conquistou tantos fãs

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.