logo-ge

Resenha do leitor: “Quincas Borba”

Marcelo Herval, 17 anos, de Maceió (AL), enviou a resenha de um clássico da literatura brasileira: Quincas Borba, de Machado de Assis.

quincas borba

“Quincas Borba é o segundo livro da trilogia realista escrita por Machado de Assis. Sucede a polêmica obra Memórias Póstumas de Brás Cubas e é sucedido por Dom Casmurro.

Resumidamente, o livro trata da história do ex-professor primário Rubião, enfermeiro e discípulo do filósofo Quincas Borba (o qual é apresentado em Memórias Póstumas).

Com a morte de seu amo, Rubião herda a sua fortuna e decide mudar-se para o Rio de Janeiro. No caminho, conhece o casal Cristiano Palha e Sofia.  Apaixonado pela beleza de Sofia e pela simpatia de Cristiano, o protagonista acaba se envolvendo cada vez mais com eles.

O livro é muito interessante nesse aspecto, uma vez que analisa as relações humanas de forma bastante crítica. Machado mostra como muitas vezes o interesse financeiro é o motivador e mantenedor de relacionamentos.

Além disso, há uma crítica ferrenha a outros aspectos da sociedade, como o casamento. O autor expõe como, em várias situações, o casamento é promovido apenas por status, e não por amor.

Sem dúvidas, Quincas Borba é uma obra imperdível e que deve ser lida por todos aqueles que desejam olhar para a sociedade de uma forma diferente.”

 

Quer participar também? Você pode:
– escrever sobre um livro que tenha lido recentemente;
– mandar fotos de sua coleção de livros ou livro preferido;
– indicar e comentar uma frase ou trecho favorito de um livro.
Envie sua contribuição, com seu nome, idade e cidade, para o e-mail redacaoguia@gmail.com.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s