Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Estante

Por Blog
Um blog colaborativo feito por e para quem ama livros. Quer participar? Envie sua contribuição com nome, idade e cidade para redacaoguia@gmail.com
Continua após publicidade

Resenha do leitor: Livro “Jogos Vorazes”

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 24 fev 2017, 15h03 - Publicado em 19 set 2016, 22h33

Por Klaus Nickolas Hauckewitz Dias, 17 anos, estudante da 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Professora Clarice de Magalhães Castro, em São Bernardo do Campo (SP)

jogos_vorazes

 

Continua após a publicidade

“Que a sorte esteja sempre a seu favor”. Tal oração talvez seja um armamento de fácil pronúncia, mas de difícil utilização no primeiro volume da trilogia literária futurista “Jogos Vorazes”, da escritora americana Suzanne Collins (Editora Rocco).

A história ocorre em um futuro pós-apocalíptico e é narrada em primeira pessoa pela personagem Katniss Everdeen. O enredo do livro se desenvolve sob a sua rotina e sua relação com o melhor amigo, Gale (que possui um amor platônico por ela), a irmã Primrose e sua mãe. Sua moradia é o “Distrito 12”, uma região de um país de nome Panem. Comandados a mãos de ferro pelo presidente Coriolanus Snow, os cidadãos, com exceção dos da Capital, sofrem há 74 anos com a permanência dos chamados “Jogos Vorazes”, uma batalha televisionada na qual todos os participantes devem lutar até a morte. Tudo começou após uma rebelião dos distritos lembrada como os “Dias Escuros”. Anteriormente, havia a existência de 13 ramificações. Com a oposição das regiões contra a Capital, o décimo terceiro distrito é exterminado e os jogos são instituídos.

Continua após a publicidade

Para a participação nos “Jogos Vorazes”, é realizada uma seleção específica chamada “Colheita”: jovens de 12 a 18 anos são sorteados, um menino e uma menina de cada distrito. Eis que o destino impõe a Prim a participação como representante de seu distrito. Contudo, Katniss decide proteger a irmã e a substitui.

A partir daí, tem-se um desenrolar de acontecimentos, que vão desde a relação romântica de Katniss com Peeta, o tributo (como são chamados os participantes da competição) masculino de seu distrito, até o confronto com a Capital. Tudo é envolto pelo furor da mídia, com seus flashes e caracterizações caricatas dispostas a mascarar uma realidade repugnante diante dos olhos de uma população entorpecida.

É de forma magistral que a autora Suzanne Collins narra a trajetória de Katniss por todo o campeonato. O objetivo ao escrever tal romance não é atrair adolescentes para a torcida da formação de um triângulo amoroso entre a protagonista e seus dois pretendentes, Peeta e Gale. O intuito é mais nobre: revolucionar. Revolucionar ao trazer à luz aquilo que se mantém na obscuridade.

Tomemos como exemplo a nomenclatura do país. Panem, proveniente da expressão “Panem et Circenses”, que nos remete aos embates de soldados e animais selvagens, promovidos por líderes do antigo Império Romano movidos pelo interesse em entorpecer e alienar a população com subsistência e entretenimento farto.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

“Jogos Vorazes” marca o início de uma saga promissora. Os ingredientes mixados servem como um banquete ao leitor, brindado com personagens muito bem construídos, ganchos soldados e uma série de questões reflexivas ao final da leitura: “Somos ou não capazes de mudar a realidade? ”, “A mídia entorpece negativa ou positivamente? ”, “A alienação está presente em minha vida? ”.

Fica a dica!

Boa leitura!

 

O Estante é um blog colaborativo. Quer participar? Você pode:
– escrever sobre um livro que tenha lido recentemente;
– mandar fotos de sua coleção de livros ou livro preferido;
– indicar e comentar uma frase ou trecho favorito de um livro.
Envie sua contribuição, com seu nome, idade e cidade, para o e-mail redacaoguia@gmail.com.

Publicidade
Resenha do leitor: Livro “Jogos Vorazes”
Resenha do leitor: Livro “Jogos Vorazes”
Por Klaus Nickolas Hauckewitz Dias, 17 anos, estudante da 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Professora Clarice de Magalhães Castro, em São Bernardo do Campo (SP)   Continua após a publicidade “Que a sorte esteja sempre a seu favor”. Tal oração talvez seja um armamento de fácil pronúncia, mas de difícil utilização no primeiro […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.