Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Estante

Por Blog
Um blog colaborativo feito por e para quem ama livros. Quer participar? Envie sua contribuição com nome, idade e cidade para redacaoguia@gmail.com
Continua após publicidade

Sobrevivente da bomba atômica em Hiroshima conta sua história em série de mangás

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 24 fev 2017, 15h09 - Publicado em 27 Maio 2016, 08h25

manga
Imagem: Reprodução

A humanidade entrou na era atômica em 6 de agosto de 1945, quando uma bomba nuclear norte-americana atingiu a cidade japonesa de Hiroshima, matando de imediato mais de 100 mil pessoas. Enquanto o avião que havia detonado o artefato voltava para a base, os sobreviventes em terra eram lançados num inferno de dor e sofrimento.

Uma dessas pessoas era Keiji Nakazawa, um menino que sobreviveu, tornou-se um desenhista de mangás ao ficar adulto e, com mais de 35 anos, começou a contar a dolorosa história da bomba por meio de quadrinhos. Gen é uma obra-prima, com aspectos autobiográficos, cujo protagonista, Gen Nakaoka, é um menino de 6 anos. A obra está sendo publicada em português, em dez volumes, pela editora Conrad.

A narrativa tem início nos dias anteriores à tragédia. A fome castigava a população japonesa após anos de sacrifício de guerra. Mesmo para quem trabalhava, o pouco dinheiro nem sempre garantia o arroz diário, devido à escassez de alimentos. Além da falta de recursos, os Nakaoka são vítimas de discriminação, por causa dos ideais pacifistas do pai de Gen, absolutamente contrário ao conflito. Ele e os filhos são apedrejados pelos vizinhos patriotas.

Continua após a publicidade

O sofrimento vira um pesadelo com a explosão atômica. Gen é protegido por um muro, mas perde o pai e dois irmãos. Muitos dos sobreviventes sofrem queimaduras terríveis e adoecem pela exposição à radiação. Na cidade destruída, o garoto se vê obrigado a ajudar o parto da mãe e a sair atrás de alimento. As ruas tornam-se perigosas, pois muita gente se vê impelida à criminalidade.

Koji, irmão mais velho de Gen, volta traumatizado de um campo militar japonês. Quando as forças de ocupação estrangeiras chegam, ele tenta atacar os soldados, mas é impedido pela mãe, que busca proteger os filhos e os manter unidos no cenário adverso.

O lançamento original de Gen é dos anos 1970, tendo sido publicado no Brasil na década de 1990. Agora está sendo relançado com uma edição que preserva o arranjo visual dos mangás, na ordem inversa de leitura em relação à que se usa no Brasil.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

O autor de Gen, Keiji Nakazawa, morreu aos 73 anos, em 19 de dezembro de 2012, na mesma Hiroshima em que viveu os horrores da bomba. Sabendo como Gen – Pés Descalços comove os leitores, o autor afirmou, ao lançar seu mangá nos Estados Unidos, que gostaria de dar um exemplar ao presidente Barack Obama, para que conhecesse a realidade do holocausto nuclear.

Gen – Pés Descalços
Autor Keiji Nakazawa
Editora Conrad

Publicidade
Sobrevivente da bomba atômica em Hiroshima conta sua história em série de mangás
Sobrevivente da bomba atômica em Hiroshima conta sua história em série de mangás
Imagem: Reprodução A humanidade entrou na era atômica em 6 de agosto de 1945, quando uma bomba nuclear norte-americana atingiu a cidade japonesa de Hiroshima, matando de imediato mais de 100 mil pessoas. Enquanto o avião que havia detonado o artefato voltava para a base, os sobreviventes em terra eram lançados num inferno de dor […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.