logo-ge

Veja livros e frases para conhecer Stephen Hawking

"Meu objetivo é simples. É ter uma compreensão completa do universo, por que ele é como é e por que existe“, chegou a dizer o cientista

Considerada uma das mentes mais brilhantes do mundo, o cientista britânico Stephen Hawking morreu nesta quarta-feira (14), aos 76 anos. Curiosamente, ele nasceu no aniversário de 300 anos da morte de Galileu (8 de janeiro de 1942) e morreu no aniversário de Albert Einstein, nascido há exatos 139 anos. 

Hawking superou em mais de 5 décadas a expectativa de vida que os médicos lhe haviam dado aos 21, quando o diagnosticaram com  esclerose lateral amiotrófica (ELA) e lhe disseram que viveria mais alguns poucos anos. A doença paralisou os músculos do seu corpo, mas não comprometeu suas funções cerebrais – nem sua vontade de compreender o universo. 

Meu objetivo é simples. É ter uma compreensão completa do universo, por que ele é como é e por que existe“, disse ele em uma entrevista em 1985. 

Na verdade, Hawking não queria “apenas” entender o universo. Ele também trabalhou para tornar o conhecimento que possuía acessível a todos, como provam os vários livros que escreveu. A linguagem era tão simples e fluida que fazia com que coisas complexas como a teoria da relatividade parecessem simples. 

Abaixo, separamos algumas das nossas frases preferidas do cientista. E, depois, você encontrará uma lista com alguns dos seus livros para poder mergulhar mais fundo no seu pensamento. 

“Uma das regras básicas do universo é que nada é perfeito. perfeição simplesmente não existe. Sem imperfeição, nem você nem eu existiríamos”.

Into The Universe with Stephen Hawking (2010)

“A vida seria trágica se não fosse engraçada.”

Entrevista ao The New York Times Magazine, 2004

“Nós somos apenas uma raça avançada de macacos em um pequeno planeta, mas nós podemos entender o universo. isso faz de nós seres especiais”.

Entrevista à revista Der Spiegel, 1988

“Um, lembre-se de olhar para as estrelas e não para os seus pés. Dois, nunca desista do trabalho. O trabalho lhe dá sentido e propósito e a vida está vazia sem ele. Três, se você tiver a sorte de encontrar amor, lembre-se de que ele está lá e não o jogue fora “.

Entrevista a Diane Sawyer/ABC News, junho de 2010

“Minhas expectativas foram reduzidas a zero quando eu tinha 21 anos. Tudo desde então foi um bônus”.

Entrevista ao New York Times, dezembro de 2004

 “Eu não tenho ideia [de qual é o seu Q.I.]. Pessoas que se vangloriam do I.Q. são perdedoras “.

Entrevista ao New York Times, dezembro de 2004

“Nasci no dia 8 de janeiro de 1942, exatos trezentos anos após a morte de Galileu. Calculo, porém, que cerca de duzentos mil outros bebês também nasceram naquele dia e não sei se algum deles posteriormente se interessou por astronomia.”

Minha Breve História (2013)

“Acredito que pessoas com deficiências devem se concentrar nas coisas que a desvantagem não as impede de fazer, e não lamentar as que são incapazes de realizar.”

Minha Breve História (2013)

Livros escritos por Stephen Hawking

Uma Breve história do Tempo (lançado originalmente em 1988)
Editora Intrínseca
No livro, que se tornou um best-seller, Stephen Hawking discute algumas das maiores dúvidas da humanidade: Qual a origem do universo? E o tempo? Sempre existiu, ou houve um começo e haverá um fim? Existem outras dimensões? O que vai acontecer quando tudo terminar?

O Universo numa Casca de Noz (lançado originalmente em 2001)
Editora Intrínseca
Com a ajuda de ilustrações, fotos e esquemas detalhados, Hawking explica grandes descobertas no campo da física teórica de um jeito amigável e bem-humorado. 

Minha Breve História (2013)
Editora Intrínseca
Diferentemente dos outros livros, aqui Hawking conta a sua própria história, desde a infância em Londres no pós-guerra até o reconhecimento científico internacional, incluindo os desafios que precisou enfrentar após ser diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos. Tudo com bom humor, como era a sua marca. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s